05 AGO 2021
Semas lança campanha de sensibilização sobre violência contra as mulheres
Em celebração do 15º aniversário de sanção da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará, nesta sexta-feira (6/8), dois atos que neste mês abrirão o calendário da campanha Agosto Lilás, para combater a violência contra as mulheres. O tema central deste ano é “Mais amor, menos ódio!”.

As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão comprometidas com fornecer informação e conscientizar o público sobre a Lei Maria da Penha e como combater a violência contra as mulheres.

Amanhã (6/8), das 8h30 às 10h, o Cras Noroeste promoverá uma roda de conversa sobre o tema “Prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher” para famílias atendidas no serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Das 13h às 17h, o Cras Sudoeste realizará uma Blitz Educativa, na rua Castro Alves nº 2.020 no bairro São José, para o público do Cras e transeuntes durante a ação.

“Em primeiro lugar, quero felicitar as mulheres pelo 15º aniversário da Lei Maria da Penha e dizer-lhes que Divinópolis usará a camisa da proteção à mulher não só no mês de campanha, mas também durante todo o ano. Levantemos a bandeira de ‘Mais amor, menos ódio’ ”, disse Janete Aparecida, vice-prefeita e secretária municipal de Governo.

Eventos

As atividades planejadas, além de fornecer informação, têm como objetivo estimular a reflexão e mudar atitudes com relação à violência. Para isso, as equipes do Creas e dos Cras participarão de oficinas, dia da beleza, apresentações artísticas, decoração de espaço, roda de conversa, conversa com a comunidade, diálogo com jovens e palestra e enfatizarão a importância da garantia de proteção que a lei estabelece.

“Pretendemos alertar a população”, disse Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, momentos depois que a pasta anunciou as ações por desenvolver. “Por isso nos comprometemos a promover a Lei Maria da Penha e discutir os diferentes tipos de violência, de gênero, doméstica, familiar e contra a mulher, como forma de freá-los; há que quebrar o círculo vicioso”, destacou.
A campanha foi lançada em conformidade com o projeto de Lei nº 3.855/20, que institui o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher para criar consciência sobre o fim da violência. Ao longo do mês, a União, os Estados e os municípios devem conscientizar e esclarecer as diversas formas de violência em todo o país.

Canais de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Central de Atendimento à Mulher – 180