05 AGO 2021
Semusa comemora Dia Nacional da Farmácia

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), neste Dia Nacional da Farmácia (5/8), parabeniza a todos os profissionais deste setor que são tão importantes para o município.

Atualmente em Divinópolis, a população tem acesso a diversas farmácias municipais, dentre elas, as distritais: no Niterói, Nossa Senhora das Graças, Ermida e São José para distribuição dos medicamentos básicos; e a Farmácia Central com distribuição de medicamentos básicos e especializados, sendo esse último de responsabilidade do Estado.

A Farmácia Complementar que distribui medicamentos através da judicialização; a farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) faz distribuição de medicamentos para infecções sexualmente transmissíveis (IST) HIV e Hepatites Virais; e ainda tem a farmácia do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Caps i) e a do Serviço de Saúde Mental (Sersam) adulto e infantil.

Conforme a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), hoje o município oferece cerca de 114 tipos de medicamentos para tratamentos diversos.  Para ter acesso a esses tratamentos medicamentosos, basta que a população vá até a farmácia municipal mais próxima e apresente as receitas prescritas pelo médico da rede municipal de saúde.

Como uma forma de homenagear os profissionais que trabalham com farmácia, a prefeitura chama atenção para o número de atendimentos realizados pelas farmácias municipais no primeiro quadrimestre deste ano, ou seja, de janeiro a abril de 2021. Conforme relatório fornecido pela Atenção Primária à Saúde, foram realizados pela farmácia do Niterói aproximadamente 5.421 atendimentos, 7.287 na farmácia do São José, 4.607 no Nossa Senhora das Graças, outros 3.013 em Ermida e mais 1.442 atendimentos na Farmácia Complementar.

Na farmácia Central, foram realizados aproximadamente 9.105 atendimentos e na Farmácia Central Especializados (SES) 6.123. Além disso, na farmácia do Sersam foram 1.310, na unidade do SAE foram 3914. Por fim, foram realizadas 205 atividades educativas na farmácia clínica.

Por meio desses dados informativos, que demonstram o volume de trabalho e a importância deste setor para a saúde da população, que a Prefeitura Municipal parabeniza e agradece o trabalho prestado por todos os profissionais vinculados a gerência de assistência farmacêutica em Divinópolis.

Serviço:

Os telefones das farmácias municipais são:
Farmácia Central 3222-9170
Centro de Saúde São José 3221-4316
Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças 3221-2721
Centro de Saúde Niterói 3222-8330
Centro de Saúde Ermida 3214-6162
Farmácia Complementar 3222-2094
Farmácia do SAE 3221-3731.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024