O Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ realizou, nesta quinta-feira (08/07), uma cerimônia para comemorar um ano da implementação do Diagnóstico Molecular da Covid-19, realizado pelo Laboratório Nível de Biossegurança NB2 (LANB2).
No evento, foram ressaltados os desafios enfrentados pela universidade e destacadas algumas das ações desenvolvidas no combate à pandemia. Representando a Prefeitura de Divinópolis nesta importante comemoração, estiveram presentes: o secretário de Saúde, Alan Rodrigo Silva, que representou o prefeito Gleidson Azevedo e a diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos.
A primeira amostra de paciente chegou ao laboratório em 3 de julho de 2020. Um ano depois, a universidade já realizou mais de 5.000 exames para Divinópolis e 54 municípios da região. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Divinópolis.
A cerimônia foi transmitida pelo Google Meet, sendo acompanhada pela comunidade interna e externa. A cerimônia contou com a presença do reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade; diretor do Campus, Eduardo Sergio da Silva; vice-diretora, Hérica de Lima Santos; coordenadores do LANB2, Leandro Augusto de Oliveira Barbosa e Rafael Gonçalves Teixeira Neto; professores, técnicos, colaboradores terceirizados, alunos de graduação e pós-graduação que participam da equipe responsável pelo diagnóstico.
Além do diagnóstico da Covid-19, o Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ, em Divinópolis, também atuou na produção e distribuição de álcool gel, e mantém alunos, professores e técnicos atuando em hospitais e unidades de saúde, além de auxiliarem na campanha de vacinação.