A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, realizou, na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Belvedere I e II uma sala de espera para conscientização sobre as hepatites virais, além de oferecer testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, uma ação do projeto Julho Amarelo.
Na sala de espera de conscientização sobre hepatites virais foram abordados temas como: formas de contágio, prevenção, sintomas e outros assuntos referentes ao tema, a ação foi realizada pelas acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Nayana Ribeiro e Marina Vilas Boas, com o apoio das enfermeiras Mariela da Mata e Isaura Ferreira, buscando levar mais conhecimento aos pacientes do ESF Belvedere I e II.
No total foram feitos aproximadamente 21 testes rápidos. Essa iniciativa ajuda na prevenção e controle dessas doenças, já que as mesmas nem sempre apresentam sintomas, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A Semusa recomenda que a população, que faça o teste rápido sempre que possível, em caso de resultado positivo, o tratamento está disponível na rede pública de saúde. Segundo a diretora de Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos, a prevenção sempre será a melhor estratégia. “A campanha Julho Amarelo reforça as ações de vigilância, prevenção e controle de hepatites virais, favorecendo a qualidade de vida dos divinopolitanos”, ressaltou.