09 JUL 2021
Semas amplia atendimento em seis meses de gestão
Ao analisar os primeiros seis meses de atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social no município, dentre vários outros avanços identificados, foi possível identificar uma ampliação do atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, através da oferta dos benefícios eventuais de auxílio alimentação, auxílio natalidade e auxílio funeral, bem como do aumento da inclusão e recadastramento destes no CadÚnico, que é o cadastramento único para os programas do Governo Federal.

A partir da campanha Vacinação Solidária, com a doação voluntária de alimentos que foram direcionados para o Banco de Alimentos, foram arrecadados 24.850 quilos de alimentos, dos quais, 1.524 cestas básicas foram confeccionadas. Deste quantitativo, 1.294 benefícios eventuais de auxílio alimentação (cestas básicas) foram distribuídos para a população divinopolitana em situação de insuficiência de renda e consequentemente insuficiência alimentar.

A Semas distribuiu também outros 894 benefícios eventuais de auxílio alimentação (cestas básicas) adquiridos com recursos próprios do município. Foram concedidos oito benefícios eventuais de auxílio natalidade (Kit enxoval do bebê) à população, no primeiro semestre de 2021.

Quanto ao benefício eventual de auxílio funeral, no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 205 solicitações, destes um total de 194 foram concedidos, sendo 41 parcialmente e 153 totalmente.

A secretaria ampliou o número de cadastradores para o CadÚnico nos cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município e inseriu ainda um cadastrador no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A implantação do Cad Único Itinerante (Ações do Furgão). Resultaram em ações no bairro Santa Lúcia, em parceria com a instituição Pão da Alma; no bairro Copacabana; na Comunidade Terapêutica Casa Dia e no Centro de Atendimento à População em Situação de Rua, totalizando 202 cadastramentos e atualizações. Novas ações estão previstas para o mês de julho nos bairros São Caetano e Nova Suíça.

Levantamento feito identificou também que, no primeiro semestre de 2021, contabilizados os atendimentos dos CRAS e do Núcleo Central do Cadúnico, 1.850 famílias foram inseridas no cadastro e 1.972 tiveram seus cadastros atualizados. A partir destes dados foi detectado que 98% de atualizações e inclusões são para acesso a benefícios como Bolsa família, Tarifa Social de Energia e Água, Cota Básica IPTU, Requerimento ao BPC, Isenção de Documentos, Carteira Interestadual do Idoso, sendo estes os mais solicitados.