01 JUL 2021
Região Sudoeste receberá mutirão contra dengue
A Vigilância em Saúde Ambiental realizará no próximo sábado (03/07), de 8h às 12h, um mutirão de limpeza que beneficiará os bairros Jardinópolis, São Cristóvão, Floresta, Marajó, João Antônio Gonçalves, Jardim das Acácias, Geraldo Pereira e Padre Herculano.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) pede que os moradores inspecionem seus quintais e terrenos para eliminar os principais focos de Aedes aegypti. Durante a campanha, agentes de endemias retirarão os possíveis reservatórios de água, que deverão ser acondicionados em sacos plásticos e colocados nas calçadas em frente às residências, para transporte em caminhão.

Os itens coletados serão: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que recolha água. Não serão coletados: terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral e móveis velhos. Esta semana, o público de cada área está sendo informado por carro de som de que deve recolher os resíduos sólidos domiciliares.

Abaixo, confira dicas para prevenir a propagação do mosquito da dengue:

  Limpar bebedouros de animais domésticos com escovação semanal;
  Recolher o lixo do pátio e o lixo irregular do lote vago próprio;
  Colocar o lixo ensacado para ser recolhido;
  Recolher e armazenar pneus inservíveis em locais secos e protegidos da chuva ou descartar o material para remoção;
  Cobrir caixas de água;
  Instalar telas milimétricas em caixas d' água descobertas, reservatórios de captação de água de chuva e ralos;
  Limpar calhas;
  Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas e trocar a água;
  Eliminar recipientes de plantas.

Moradores devem apresentar denúncias de dengue no App Divinópolis ou chamando a Vigilância Ambiental pelo telefone 3229-6822.