23 JUN 2021
Homologado regimento do Comitê de Prevenção de Mortalidade Materna
A Prefeitura de Divinópolis homologou o Regimento Interno do Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil. A Portaria nº 184/2021 da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi publicada nesta quarta-feira (23/06) no Diário Oficial dos Municípios homologando o comitê.

O secretário municipal de Saúde e gerente do Fundo Municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, após reunião ordinária virtual do comitê municipal em 17 de março de 2021, homologou o regimento interno.

O Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é composto por membros natos, indicados e convidados.  De acordo com o regimento, o órgão tem a missão na organização e monitorar o funcionamento dos comitês hospitalares de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal e a analisar as fichas de investigação dos óbitos com a finalidade de classificar e identificar a evitabilidade de acordo com os critérios vigentes.

Deve-se realizar diagnóstico da situação da mortalidade materna e propor medidas para promoção e qualificação da assistência à saúde da mulher e da criança. O comitê também acompanha a implementação das medidas e recomendações propostas e colabora e acompanha a implementação das normas e ações de segurança do paciente nos cuidados obstétricos, puerperais e infantis.

Ainda de acordo com o regimento, também é sua missão mobilizar os diversos setores da sociedade envolvidos com a saúde da mulher e criança para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.