06 MAI 2021
Cadastro aberto para vacinação de grupo especial com comorbidades

A Prefeitura de Divinópolis informa que amanhã (07/05), ao meio dia, será aberto o cadastramento para vacinação contra a Covid-19, para o grupo especial com comorbidades de acordo pelo Ministério da Saúde, de moradores da cidade. Esse cadastramento estará disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) e ou no APP Divinópolis - Opção Vacinação Covid-19.

A vacinação seguirá os critérios definidos pela Nota Técnica nº 467/2021:

Grupo Especial:

• Pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos;
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), maiores de 18 anos:

Deficiência permanente – aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos; e

• Deficiência física - alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
  • Deficiência auditiva - perda bilateral, parcial ou total/quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;
  • Deficiência visual - cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
  • Deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
    • comunicação;
    • cuidado pessoal;
    • habilidades sociais;
    • utilização da comunidade;
    • utilização dos recursos da comunidade;
    • saúde e segurança;
    • habilidades acadêmicas;
    • lazer; e
    • trabalho;
  • Deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.

Gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) com comorbidades, maiores de 18 anos;

As gestantes com comorbidades poderão ser vacinadas em qualquer idade gestacional. Já as puérperas serão vacinadas com o prazo de até 45 dias após o parto.

No ato do cadastramento sairá o dia e horário que o cadastrado deve se dirigir ao local para ser imunizado. Para ter direito a vacinação, o grupo deve comprovar com seguintes documentos:

• Documento de identidade com foto;
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira do SUS e da Unidade de Saúde.
  • Cartão de Vacina;
  • Laudo ou Declaração médica ou Declaração da Instituição Assistencial ou Comprovante de beneficiário do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) - será retido.
  • No caso de gestante terá que comprovar comorbidade. Comprovação será retida.
  • No caso das puérperas terá que comprovar a comorbidade e a data do parto. Comprovação será retida.

A vacinação deste público acontecerá em sistema de drive thru, no local indicado no comprovante de cadastro, podendo ser no Centro Administrativo ou no Divinópolis Clube. A vacinação acontecerá no sábado (08/05) e segunda-feira (10/05) e o imunizante disponível é AstraZeneca.

Pessoas acamados, desse público mencionado, serão vacinados mediante agendamento pelo telefone (37) 3229-6870. Caso a pessoa ainda não seja cadastrada na unidade de saúde, deve-se primeiro cadastrar na unidade de saúde, por um familiar e, após, solicitar a vacinação em casa.

A Prefeitura pede a todos que vão para a vacinação contra a Covid-19 no sistema de drive thru, que respeitem rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastramento e TENHAM MUITA ATENÇÃO COM O LOCAL INDICADO. É fundamental o respeito a esses horários para que não haja filas e para que os idosos não fiquem desconfortáveis, sujeitos ao calor e ao sol.

Em razão do momento delicado que passamos, em que muitas famílias passam por necessidades de cunho material e, principalmente, alimentar, a Prefeitura de Divinópolis continua com a campanha para arrecadação de alimentos. Assim, aquelas pessoas que se dirigirem aos postos de vacinação por meio de drive thru, se sensibilizarem com a situação e quiserem fazer a doação de alimentos não perecíveis, os mesmos serão remetidos para as famílias em vulnerabilidade através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).