30 ABR 2021
Semas visita Cras Noroeste para avaliar ações

Durante avaliação de gestão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o grupo de gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reuniu-se com a equipe técnica do Cras Noroeste na manhã desta sexta-feira (30/04).

O objetivo foi avaliar os trabalhos do Cras e do Creas realizados nos primeiros cem dias de governo, levando em consideração alterações, redirecionamento e reordenamento das ações para melhor atender a população de usuários.

Os gestores participantes dos encontros são Juliana Coelho, secretária municipal de Assistência Social; Luciana Araújo, diretora administrativa; Maicom Marques, gerente de Proteção Social e Benefícios; e Eliane Alves, referência técnica de Proteção Social Básica.

“Vamos a todos os serviços”, disse o gerente Maicom Marques, descrevendo como a gestão busca aproximar-se das equipes técnicas. “Dialogamos com os profissionais e avaliamos as atividades com eles para construir os trabalhos com maior participação possível. O método tem dado resultados muito positivos”, destacou.

As reuniões de avaliação começaram no dia 15 no Cras Sudoeste. Em seguida, outros encontros ocorreram, no dia 23 aconteceu no Cras Sudeste; dia 21 no Cras Jardinópolis e no dia 28 no Cras Nordeste. A data de avaliação com a equipe do Creas está prevista para 11 de maio.

Dinâmica

A avaliação dos trabalhos concentra-se nos seguintes tópicos: o que funciona e que deve ser mudado, que propostas os profissionais dos serviços podem apresentar e como aproximar o núcleo gestor com os trabalhadores de base.

Os técnicos dos serviços, independentemente da função, participam das reuniões, tendo em vista a compreensão por parte da gestão de que todos são trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e necessitam ser ouvidos.

As reuniões sucedem com a equipe de cada serviço por período de duas a três horas, quando os representantes da gestão da Assistência Social apresentam o balanço das ações nos primeiros cem dias de governo e logo entregam a palavra aos profissionais para ouvir percepções e sugestões. Cada trabalhador tem à disposição a folha de avaliação dos primeiros cem dias para apresentar críticas e sugestões de ação. A identificação do técnico é opcional.

Melhoria

Com a avaliação de gestão, a Semas procura melhorar a qualidade, a eficiência e a efetividade dos serviços prestados, tendo em consideração a coesão e coerência construída entre os trabalhadores da Assistência Social (gestão e trabalhadores de ponta) no que diz respeito a como, quando, onde e por quê desenvolver os serviços da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A atuação dos profissionais nos Cras está de acordo com as orientações da PNAS e do Suas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024