19 FEV 2021
Semas destaca serviços dos CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município, realiza diversos serviços para a população que, muitas vezes, nem tem conhecimento de sua existência.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Coelho, “é importante destacar os serviços oferecidos pela secretaria, pois muitas pessoas têm direito a alguns benefícios e nem tem conhecimento”.

No CRAS é que se realiza o cadastro, recadastramento e atualização cadastral do Cadastro Único, que é o sistema do Governo Federal que faz conexão com vários benefícios como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Id Jovem e vários outros. Este registro no Cadastro Único também é o que pode possibilitar a concessão de desconto na conta de energia e água.

Os profissionais realizam também atendimento e acompanhamento familiar, visitas domiciliares, concessão de benefícios eventuais como cesta básica, isenção da segunda via de documentos, encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, isenção da taxa de inscrição em concurso público, carteirinha do idoso para viagem fora do estado, dentre vários outros serviços.

Em Divinópolis existem cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e, em todos eles, a população pode ser atendida e saber mais sobre seus direitos. Diante da pandemia do coronavírus, todas as atividades são realizadas seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas interessadas devem ligar para o CRAS da sua região e agendar o atendimento.

Os CRAS de Divinópolis são:

CRAS Sudeste – Praça CEUS – Rua José Afonso Micheline nº 151 bairro Nossa Senhora das Graças – Telefone 3215- 5254.

CRAS Nordeste – Rua José Santos Silva nº 45 bairro Danilo Passos II – Telefone 3212-6624.

CRAS Sudoeste – Rua Castro Alves nº 2020 bairro São José – Telefone 3221-8947.

CRAS Noroeste – Rua Pedro Ferreira do Amaral nº 30 bairro Padre Libério – Telefone 3222-7476.

CRAS Jardinópolis – Rua Goiabeira nº 761 bairro Jardinópolis – Telefone 3229-9791.

Autor: Foto: Graziela Severo/PMD