01 FEV 2021
Prefeitura de Divinópolis inaugura e fortalece Centro de Triagem

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal do Governo juntamente com a Secretaria de Assistência Social, inaugurou neste domingo (31/01), a sede própria do Centro de Triagem, localizado na Rua Lincoln Machado, 61, Centro. Participaram do evento, o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de governo Janete Aparecida, o deputado estadual Cleiton Azevedo, equipes de abordagem do centro e do projeto Amor que alimenta.

O Centro de Triagem operava temporariamente na quadra do Ginásio Poliesportivo do Niterói. O espaço foi utilizado para uma situação de emergência. As novas instalações incluem sala de televisão, dormitórios, banheiros, cozinha e área de lazer.

“Quando fui eleito, em 15 de novembro falei que só iria comemorar quando a UPA e os postos de saúde tivessem funcionando bem e, especialmente, quando desse dignidade para o divinopolitano e assim a administração está fazendo ao retirar essas pessoas da rua. Esse governo não é gestão de obras, mas de pessoas”, afirmou o prefeito Gleidson Azevedo.

A sede oferece dez vagas para homens e mulheres. A equipe de voluntários de abordagem noturna leva os moradores de rua à unidade, quando assim desejam. Além disso, a equipe vai às ruas de segunda a sexta-feira para distribuir 32 refeições por noite e cadastrar as pessoas. Atualmente, mais de 200 assistidos estão cadastrados. Quem opta pelo tratamento vai ao Centro de Triagem para tomar banho, receber roupas novas e realizar exames no Posto de Saúde do Niterói, além de atendimento psicológico.

O deputado estadual Cleitinho Azevedo ressaltou que tal ação nunca aconteceu na cidade. “Talvez um destes cidadãos moradores de rua que hoje tem dignidade possa voltar para a rua, mas hoje eles têm oportunidade de receber amparo. Pode acontecer que pessoas de fora venham às ruas de Divinópolis, mas, se quiserem, terão lugar onde ficar”, afirmou.

Uma das prioridades da atual administração era encontrar um espaço com estrutura para atender a população de rua. “O prefeito pediu-nos que encontrássemos uma casa para a população de rua, que antes ficava no recinto esportivo do bairro Niterói. Assim, instalamos nessa casa que é de propriedade do município, onde a Prefeitura prestará assistência em parceria com voluntários que, há tanto tempo, por amor, cuidam dos moradores de rua”, afirmou a vice-prefeita Janete Aparecida.

Sergio Bebiano, conhecido na cidade por dedicar-se ao trabalho voluntário com pessoas em situação de rua, participou do evento e se disse emocionado e muito feliz com o momento, agradecendo à nova Administração pelo empenho e por olhar com amor para essas pessoas.

O serviço envia o assistido para tratamento em comunidades terapêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III. Quando a pessoa é de outra cidade e quer voltar para casa, a equipe cria força-tarefa para enviá-la, como parte do projeto De volta para Casa.

Projeto

Gestão compartilhada pela Secretaria Municipal do Governo juntamente com a Secretaria de Assistência Social e voluntários, o Centro de Triagem reúne mais de 100 pessoas que formam as equipes de abordagem da unidade e do projeto “Amor que Alimenta”.

Daremos dignidade ao povo de Divinópolis. “Necessitamos guiar as pessoas à medida que têm experiências de vida e se encontram em situações em que necessitam de apoio e de alguém que lhes dê novas oportunidades. Muitas pessoas boas querem ajudar, porque esse é o papel de todos”, disse a diretora sobre Drogas e Direitos Humanos, Luciana Capanema.

O comitê decidiu estabelecer o Centro de Triagem, coordenado com outras secretarias da administração municipal, como Saúde, Cultura e Esportes, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), instituições e sociedade civil.