01 FEV 2021
Prefeitura lança Calendário Oficial do Município

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov) - Diretoria de Comunicação (Dircom), acaba de lançar o Calendário Oficial do Município, que reúne datas comemorativas e feriados, municipais e nacionais.

No calendário constam 125 datas comemorativas, dentre elas, 106 municipais e 19 nacionais, maioria delas com as respectivas leis que as criaram, outras como o Carnaval, que é uma data de comemoração popular, é citado, mas sem lei que o institui. O Calendário Oficial do Município pode ser encontrado no site da Prefeitura de Divinópolis, dentro do “Acesso Rápido” ou através do link  https://cutt.ly/bkpu7Wa .

O documento foi elaborado pelo servidor Augusto Fidelis, com pesquisa das leis municipais realizada pela servidora Katiuscia Freitas. De acordo com Augusto as datas comemorativas têm grande ligação com o passado. “Celebrar as datas comemorativas é valorizar os eventos passados, que nos deram um norte no presente, tanto municipais como nacionais. Quem não tem passado pode não ter futuro, daí a importância de se preservar a história e tudo que se relaciona com essas efemérides, pois isso aguça o respeito às tradições e o amor à Pátria”, destacou. O próximo passo, segundo Fidelis é, entrar em contato com entidades e secretarias municipais, para que, dentro do possível, realizar as atividades pertinentes no que lhe compete.

A criação do calendário que unifica as datas comemorativas é uma necessidade de muitos anos. “A ausência de união destas datas sempre fez muita falta. Determinadas entidades têm intenção de realizar trabalhos em algumas datas comemorativas, em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, mas não tinha um calendário único para fazer esta programação, por outro lado, algumas profissões que são beneficiadas com as homenagens, nem sabem que elas existem” destacou a jornalista Katiuscia Freitas.

A pesquisa continua e este trabalho pode ser ampliado, caso haja alguma alteração, o calendário será atualizado.