29 JAN 2021
SEMED promove formação sobre protocolo de volta às aulas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE) Professor Onésimo Sepúlveda, realiza palestras sobre o tema “Adequações necessárias a serem realizadas no protocolo de retorno às aulas (ensino presencial e híbrido)”.

As palestras ocorrerão nos dias 3 e 4 de fevereiro, começando às 7h30, para a turma 1, e às 13h30, para a turma 2. O público-alvo são os servidores da rede municipal de ensino, que foram divididos em duas turmas. A transmissão será operacionalizada no canal do YouTube do CRPE.

O objetivo é capacitar os servidores da educação no protocolo de retorno às aulas, assim como em cuidados e prevenção à Covid-19, tendo em vista maior segurança dos profissionais.

No dia 3, os servidores da rede municipal participarão de roda de conversa sob mediação do CRPE, com mesa diretora e chat liberado para interação com o público. Haverá presença de Andrea Dimas, secretária de Educação; Tatiane Maria de Freitas, representante da Vigilância Sanitária, que apresentará o tema “Protocolo sanitário de retomada das aulas presenciais”; e Dra Angelita Cristine de Melo, professora da Universidade de São João del-Rei (UFSJ) − farmacêutica autora do livro “Planejamento do retorno do ensino presencial e híbrido”, que trata dos protocolos sanitários de Covid-19 ‒, que discorrerá sobre o tema “Planejamento do retorno ao ensino presencial e híbrido” e da técnica escolar e psicóloga Daiana Cristina Coutinho, que trabalhará o aspecto socioemocional das pessoas durante a pandemia.

No dia 4, o CRPE realizará palestras sobre os protocolos de sanitização de ambientes escolares para prevenir Covid-19 e possibilitar maior segurança às famílias e aos profissionais no ambiente de trabalho, envolvendo os servidores da rede municipal que atuam na limpeza e conservação (auxiliares de serviço I e II e serventes escolares) e o pessoal de limpeza da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (EMOP) que atua em unidades escolares municipais. Neste segundo dia, as palestras contam com a participação dos mesmos profissionais do dia anterior.