27 JAN 2021
Settrans realiza campanhas educativas de trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), a cada mês, divulgará uma campanha educativa relacionada ao trânsito. As peças já estão sendo divulgadas nas mídias sociais da Prefeitura de Divinópolis.

As campanhas fazem parte do programa “Município Laço Amarelo”, o qual a Prefeitura de Divinópolis aderiu, organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A parceria visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de mudanças no trânsito, devido aos altos índices de sinistros, promovendo ações por trânsito mais seguro e responsável.

Além da certificação referente ao programa, que Divinópolis recebeu no último dia (18/01), fará com que a Settrans tenha acesso a materiais sobre o trânsito, pesquisas, dados estatísticos e permissão para utilizar o logo do Laço Amarelo em seus produtos para fortalecer a comunicação e incentivar as boas práticas no trânsito.

Reflexão de Janeiro: Quais atitudes você gostaria de encontrar pelas ruas e rodovias em 2021?

Começa um novo ano e para inaugurarmos esse novo ciclo, propomos uma reflexão. O desejo de fazer diferente, de mudar algumas atitudes toma conta de muitos de nós. Qual aspecto da sua rotina, da sua convivência diária, você mudaria em 2021?

O Programa Laço Amarelo faz um apelo a você que transita: vamos rever nossas atitudes perante o indivíduo que cruza o nosso caminho? Seja de carro, de motocicleta, de bicicleta ou mesmo a pé, nossa intenção é trazer a importância de um novo comportamento frente todas as formas de transitar.

Para isso, traremos esse ano a seguinte reflexão: respeito ou responsabilidade, o que você espera encontrar, pelas ruas e rodovias em 2021? A definição de respeito é: consideração, deferência, reverência. Ou ainda: respeito é o sentimento que leva alguém a tratar as outras pessoas com grande atenção e profunda deferência, consideração ou reverência. Obediência, acatamento ou submissão: respeito às leis.

Já o conceito de responsabilidade, no Portal Brainly, é: uma pessoa pode ser considerada responsável quando desempenha suas obrigações e assume as consequências. Mas, ela é reconhecida ainda mais pela responsabilidade quando manifesta proatividade e é espontânea em suas realizações. Ou seja, quando age sem esperar alguém fazer um pedido ou exigência.

Somamos a isso, a definição sueca da “Iniciativa Visão Zero”, um conjunto de ações adotadas na década de 1990 pelas autoridades desse país europeu para reduzir drasticamente os acidentes de trânsito. Na Visão Zero, todo acidente de trânsito é evitável e toda morte é inaceitável. Ao longo do tempo da adoção dessas várias medidas, a Suécia é hoje considerada um dos países mais seguros no trânsito e um exemplo a ser seguido por todos.

Com isso, queremos propor a todo cidadão, integrante do Programa Laço Amarelo que pratique a responsabilidade e o respeito ao transitar, seja a pé, de carro, motocicleta, ônibus, caminhão, bicicleta ou como passageiro e faça do ir e vir apenas um meio de deslocamento, onde só haja cortesia e urbanidade. Que venha 2021 com mais consciência, respeito e responsabilidade por todos os seus caminhos! Um excelente ano!