21 JAN 2021
Divinópolis retorna para a Onda Amarela a partir de segunda

A Prefeitura de Divinópolis anunciou, oficialmente, em entrevista coletiva realizada no final da tarde desta quinta-feira (21/01), que o município retornará para a Onda Amarela a partir da próxima segunda-feira (25/01). Um novo decreto regulamentando a situação será elaborado nesta sexta-feira (22/01) e amplamente divulgado.

Durante a tarde desta quinta-feira (21/01) foi realizada reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 para deliberar novas diretrizes relacionadas às atividades econômicas, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Governo de Minas. O comitê aconselhou o retorno para a onda amarela, com a manutenção e intensificação das medidas de prevenção.

A Prefeitura de Divinópolis enfatiza a importância do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 que, desde sua criação, colaborou para tomada de importantes decisões, sempre em prol da saúde dos divinopolitanos. Os membros do comitê são pessoas com grande conhecimento em suas atividades profissionais, que torna o grupo diverso e qualificado para deliberar medidas preventivas relacionadas a Covid-19.

A Macrorregião, de acordo com avaliação do Minas Consciente, permanece na Onda Vermelha. No entanto, a Microrregião que Divinópolis compõe migrou para a fase intermediária. Assim, embasada em tal classificação e com a forte intensificação da fiscalização e de todas as medidas de segurança para evitar a proliferação e disseminação do vírus, a Prefeitura de Divinópolis vai decretar Onda Amarela a partir da próxima segunda-feira (25/01).

Mesmo com o retorno para a Onda Amarela, o prefeito Gleidson Azevedo destacou a importância da manutenção das medidas preventivas. “É tempo de mantermos os cuidados para que possamos permanecer na onda amarela. Se a população não se conscientizar, não adianta o poder público determinar as restrições", disse.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, por mais que estejamos com números que nos classifique na Onda Amarela, o cenário atual da pandemia de Covid-19 na cidade ainda exige muito cuidado e a colaboração de todos os cidadãos para respeitarem as ações de distanciamento social, uso correto de máscaras, assepsia das mãos, higienização de superfícies e objetos. Em razão disso, o alerta continua sendo que as pessoas devem ficar em casa, não se aglomerar e nem realizar festas clandestinas.

Caso tenha conhecimento de alguma irregularidade, denuncie. Seja responsável para que a pandemia passe logo. Denúncias anônimas podem ser realizadas através do whatsapp da Vigilância Sanitária (37) 9 9111-0030 ou por meio do App Divinópolis, que pode ser baixado no celular pelo App Store ou Google Play Store. No App Divinópolis poderá ser aberto um chamado, selecionando a aba “Coronavírus”.

Importante ressaltar que as ações de fiscalização e orientação implementadas pela nova gestão e as parcerias com voluntários foram essenciais para que a pontuação no Minas Consciente melhorasse e fosse possível o retorno para a onda amarela.