26 NOV 2020
Prefeitura prepara ações de conscientização para prevenção do contágio por Aids

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará ações de conscientização para prevenção da Aids, reforçando a importância da prevenção contra a doença, relembrada todos os anos em primeiro de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids.

Entre 30/11 à 04/12, acontecerão Blitz educativas com orientações, distribuição de preservativos e realização de testes no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Confira a programação completa abaixo:

30 de novembro:
Distribuição de Kits para as Unidades de Saúde do Município.

1 de Dezembro:
Blitz Educativa, na Av. Getúlio Vargas esquina com a Rua São Paulo, entre 9h e 12h, com distribuição de kits de preservação e orientações de saúde. Na parte da tarde, de 13h às 15h, haverá a distribuição de preservativos para a população.

2 de Dezembro:

Horário especial de atendimento para o trabalhador no Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE), das 8h às 18h, para realização de testes.

3 de Dezembro:

Distribuição de preservativos nas ruas e horário especial de atendimento para o trabalhador no SAE, das 8h às 18h .

4 de Dezembro:

Para encerrar, da programação, o ESF Candidés juntamente com a equipe do SAE, vai realizar testes rápidos para HIV, Hepatite, sífilis e orientações de saúde.

Campanha do Dia Mundial do Combate à Aids

Essa data foi instituída para despertar a necessidade de prevenção e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80. Sua mobilização envolve os governos federal, estaduais, municipais e organizações sociais.

Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.

A Prefeitura informa que todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19 estão sendo seguidos e respeitados, como o uso de máscaras e higienização das mãos e superfícies.

Fonte: Assessoria PMD