04 AGO 2020
Covid-19: Boletim registra 688 casos confirmados em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa o boletim epidemiológico disponibilizado nesta sexta-feira (31/07) que confirma mais 26 casos de coronavírus no município, totalizando 688 pacientes.

Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde através da plataforma “FormSUScap”, o número de notificações é de 6531. Destas, 348 casos foram descartados e outras 22 pessoas aguardam resultado dos exames.

O boletim aponta que 604 pessoas foram recuperadas da doença. A atualização não consta novos óbitos decorrentes de Covid-19 no município. Até o momento, Divinópolis contabiliza 22 óbitos. A atual taxa de isolamento social no município é de 35%.

Em relação às notificações, o boletim aponta 42 casos suspeitos para pacientes menores de um ano; 179 entre 1 a 4 anos; 121 entre 5 a 9 anos; 377 entre 10 a 19 anos; 3214 entre 20 a 39 anos; 1927 entre 40 a 59 anos; além de 671 pessoas com 60 anos ou mais. A população do sexo feminino compreende a maioria das notificações, com 3417. Enquanto isso, 3114 casos suspeitos equivalem ao sexo masculino.

Quanto aos casos confirmados, a faixa etária mais atingida compreende a população entre 20 a 39 anos, com 287 pessoas. Três pacientes possuem menos de um ano de idade; sete entre 1 a 4 anos; cinco entre 5 e 9 anos; 27 entre 10 a 19 anos; 248 entre 40 a 59 anos; além de 111 pessoas com 60 anos ou mais. Em relação ao sexo, 368 pacientes equivalem ao sexo feminino e 320 pessoas equivalem ao sexo masculino.

Internações nas redes hospitalares

No que diz respeito ao número de internações no município, o boletim informa que 33 pacientes com quadro clínico compatível à Covid-19 estão internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e 54 se encontram no setor de enfermaria.

Atualmente, Divinópolis conta com 84 leitos de terapia intensiva e 135 leitos de enfermaria destinados exclusivamente para pacientes de coronavírus. Os dados apontam taxa de ocupação de 39,3% no CTI e 40% no setor de enfermaria. Outras 2536 pessoas anteriormente internadas ou atendidas com quadro suspeito da doença se encontram em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança, e ao mesmo tempo cumprirem com as normas sanitárias estabelecidas pelos Decretos Municipais. Os infratores estão sujeitos a penalidades. A população pode contribuir com o município, registrando denúncia pelo AppDivinópolis na opção “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.

Fonte: Assessoria PMD