15 JUN 2020
Testagem de trabalhadores rodoviários confirma três novos casos de Covid-19

A Prefeitura de Divinópolis não mede esforços para garantir a maior cobertura de testes do Coronavírus (Covid-19). Além de verificar a saúde dos cidadãos, a gestão municipal busca exatidão nos dados epidemiológicos. Dessa forma, é possível moldar e estruturar as diretrizes sanitárias conforme o atual contexto enfrentado no município.

Para atingir esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) realizaram 100 testes rápidos do novo vírus. Os exames foram aplicados em trabalhadores do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. Entre todas as cem amostrar, três testaram positivas para a Covid-19.

Segundo o Coordenador de Transporte do Sistema de Saúde, Marcos Rodrigues, a aplicação dos testes é fundamental para garantir a saúde de todos. "Os funcionários que tiveram seus exames positivos para a doença, receberam todas as orientações necessárias para se cuidarem de maneira efetiva, além de garantir a segurança das pessoas a sua volta. Agradecemos o esforço da Prefeitura e do Sest Senat em combater a presença do Coronavírus na cidade", ressaltou.

Luiz Eduardo Silva, técnico Do Sest Senat, explicou que as pessoas que tiveram resultado positivo foram orientados e comunicados a Secretaria de Saúde. "Seguimos protocolos do Ministério da Saúde e pedimos que fiquem em quarentena e atentos aos sintomas. A Secretaria de Saúde também já foi contactada", explica.

Realização dos Testes

O serviço foi efetivado com a presença de um enfermeiro e três técnicos. A aplicação dos testes foi realizada na Unidade Sest Senat. A Semusa convocou todos os caminhoneiros, motoristas e cobradores que fazem parte do transporte rodoviário coletivo de passageiros para a realização do exame rápido.

O Sest Senat forneceu os materiais necessários e os funcionários capacitados para a aplicação.

Os exames são classificados como “IgG” e “Igm” e possuem a função de medir a quantidade de anticorpos criados pelos sistema de defesa do organismo através de um cartão de teste.

Fonte: Assessoria PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024