22 MAI 2020
AppDivinópolis recebe mais 500 denúncias de descumprimento de decretos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Diretoria de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico implantou no dia 20 de abril um novo canal de denúncias de descumprimento dos decretos em Divinópolis. Desde então a plataforma já registrou mais de 500 chamados; 417 já foram finalizados.

Diante da situação de pandemia mundial, a Prefeitura de Divinópolis tem criado estratégias para minimizar a expansão do vírus (Covid-19) no município. Uma das alternativas foi a suspensão parcial do comércio para promover o isolamento social e a exigência do uso obrigatório de máscaras, via decreto municipal.

A cada nova demanda cadastrada no aplicativo, os fiscais da Vigilância em Saúde vão, inloco, verificar todas as denúncias, por todas as áreas do município. Os agentes sanitários fiscais de saúde/fiscais de saúde trabalham em plantões durante os horários não comerciais e também aos finais de semana, para atender as denúncias que acontecerem nestes períodos.

Bruno Pereira, Diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico ressalta que o resultado tem sido muito positivo. “Os chamados são acompanhados de foto, o que inibe a ação dos infratores. Também a possibilidade de fazer uma denúncia a qualquer horário, ajuda a população e os agentes a identificarem mais casos de descumprimentos”.

Para realizar uma denúncia, o cidadão deve acessar a aba denominada “Coronavírus” na opção “Abrir Chamados”. Nela, a população poderá relatar os estabelecimentos que contenham irregularidades quanto as deliberações impostas pelo município. É importante preencher todas as opções, inclusive a opção de foto do local. O responsável do setor recolherá as denúncias que serão encaminhadas aos fiscais para averiguação. Todos os dados do denunciante permanecem sigilosos.

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária, Liliane Simone Barros, a implementação da função e o grande número de atendimentos, só foi possível graças a um trabalho conjunto. “Vários setores da Prefeitura se uniram para tornar esse canal realidade. A Diretora de Infraestrutura e Desenvolvimento Tecnológico, junto aos Fiscais Sanitários da Vigilância em Saúde, Agentes de Trânsito e dos fiscais de posturas do município, que se dedicam desde o primeiro dia a receber, repassar e atender o mais rápido possível todos os chamados. Não podemos esquecer da parceria com a Polícia Militar que nos acompanha a todo momento”, destaca Liliane.

Fonte: Assessoria PMD