A Prefeitura de Divinópolis, por meio de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participa ativamente do Seminário Macro Regional de Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador, que acontece nos dias 16 e 17 de julho na cidade.
A Semusa preza pela capacitação contínua de suas equipes técnicas e pelo engajamento em espaços de construção coletiva do SUS, e este evento vai de encontro a esse pensamento, já que reúne profissionais da saúde, gestores municipais, conselhos e representantes de instituições estaduais e federais em torno de temas estratégicos para a promoção da saúde pública.
Representando o município na mesa de abertura, a secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, destacou a relevância do evento como espaço de troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas de saúde. "É com grande satisfação que a Secretaria Municipal de Saúde está participando deste evento macrorregional que reúne profissionais, conselhos de saúde e gestores comprometidos com a melhoria contínua da saúde pública. A Vigilância em Saúde desempenha um papel vital no processo de promoção da saúde da população. Por meio da coleta, análise e interpretação de dados precisos, esta área da saúde pública nos proporciona as informações necessárias para identificar riscos e monitorar as condições de saúde em diferentes ambientes. Isso nos permite não apenas reagir a situações emergentes, mas também planejar e implementar ações preventivas eficazes”, destacou.
A programação do seminário, que está acontecendo na Faculdade Anhanguera, é extensa e aborda temas como interseções entre saúde ambiental e saúde do trabalhador, mudanças climáticas e seus impactos na saúde pública, disposição de resíduos sólidos, além de estratégias de enfrentamento em períodos de chuva, vigilância em situações de desastres e exposição a agrotóxicos.
Na manhã desta quarta-feira (16), os participantes acompanharam a palestra “Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador – Olhares cruzados: a interseção entre Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador em Minas Gerais”, ministrada por Fellipe Antônio Andrade Chaves, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Também foram apresentados o panorama da atuação na macrorregião oeste, com Ana Camila Neves Morais, e o papel do CEREST na Saúde do Trabalhador, com Cintia da Silva Marcelino Nunes. Em seguida, foi discutido o fortalecimento da Vigilância no SUS, com enfoque em estratégias e ações interinstitucionais, com Cristiane Moreira Magalhães Andrade (CEREST Estadual) e o procurador do trabalho Marcelo dos Santos Amaral.
Amanhã (17/7), os participantes terão acesso às oficinas práticas e à apresentação de experiências exitosas de municípios da macrorregião, incluindo ações desenvolvidas por técnicos de Divinópolis, como a avaliação da qualidade da água em comunidades rurais e estratégias de prevenção de doenças de veiculação hídrica.
O seminário é promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, CEREST Estadual, conselhos de saúde e instituições de ensino.