A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, devido à indisponibilidade dos talonários tipo A no Estado de Minas Gerais, os médicos regularmente cadastrados junto ao município estão, temporariamente, autorizados a prescrever medicamentos controlados utilizando receituário comum.
Os talonários tipo A são exigidos para a prescrição de medicamentos sujeitos à Portaria SVS/MS nº 344/1998, como os psicotrópicos das listas A1 e A2 (ex.: ansiolíticos, sedativos e medicamentos de uso psiquiátrico). A medida segue orientação da Coordenação Estadual de Assistência Farmacêutica e tem como objetivo garantir que os tratamentos não sejam interrompidos por falta de documentação específica.
Durante esse período, farmácias e drogarias estão autorizadas a realizar a dispensação dos medicamentos controlados, desde que a receita esteja corretamente preenchida, conforme determina a Portaria SVS/MS nº 344/1998, e assinada por profissional habilitado e com cadastro ativo na Vigilância Sanitária.
A emissão dos talonários tipo A será retomada assim que o fornecimento for normalizado pelo Estado. Vale reforçar que os talonários da Farmácia Municipal não é o mesmo, sendo utilizado um de outra marca.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Vigilância Sanitária Municipal, pelo telefone (37) 3229-6822.