12 MAI 2020
SAÚDE
19ª Semana Epidemiológica: Semusa divulga situação de internações em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância em Saúde, divulgou a situação dos pacientes internados com quadro clínico suspeito de Covid-19, nas redes hospitalares do município nesta terça-feira (04/05). Ao final da 19ª semana epidemiológica (03/05 a 09/05), o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) representa 15,1%, enquanto aqueles que receberam atendimento em setor aberto nos hospitais, é de 25%.

O último levantamento aponta 16 pessoas internadas na UTI e 29 no setor de enfermaria. A taxa de ocupação de leitos chegava à 47%. Os dados são divulgados pelos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São João de Deus, São Judas Tadeu e UPA Padre Roberto O município ressalta que a situação é monitorada diariamente.

A partir do dia 27 de abril de 2020 a ocupação dos leitos de UTI passou a ser mensurada separadamente, entre leitos de UTI na saúde suplementar e SUS. Na rede particular, há um aumento gradativo, como média gradativa de 44,7% no período referenciado. Já no sistema público, a média equivale à 50,5%.

Nota-se um aumento da média do número de casos suspeitos de Covid-19 internados nos hospitais de Divinópolis. Ao mesmo tempo, há maior circulação de outras doenças virais nesta época de outono e inverno como a Influenza H1N1, que possui sintomas semelhantes à Covid-19. Dentre eles, febre repentina (acima de 37,8°C), dor de garganta, associado a dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite e sintomas respiratórios como tosse. O diagnóstico se dá por exame laboratorial.

Fonte: Assessoria PMD