25 MAR 2020
Divinópolis vai receber 34 mil doses de vacina contra a gripe H1N1

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Divinópolis, informa que serão enviadas para o município a partir desta terça-feira (24/03), mais de 34 mil doses da vacina contra a gripe Influenza H1N1. A vacina não tem eficácia contra o COVID- 19, porém, ajuda a reduzir a superlotação nos postos de saúde.

Divinópolis já havia recebido do Estado mais de 52 mil doses na última semana. A imunização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério de Saúde, que foi antecipada a partir desta segunda-feira (23/03) para o grupo de risco.

A primeira fase da Campanha, tem como objetivo a proteção do público prioritário, idosos e profissionais da saúde. Os mesmos serão vacinados em horários diferentes, afim de evitar aglomerações.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos mais graves de pessoas infectadas pelo Coronavírus foram registrados em idosos acima de 60 anos. Este grupo de risco corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil, justificando sua prioridade na primeira fase da vacinação do dia 23 de março à 15 de abril.

O Secretário de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, ressaltou que neste momento a medida mais efetiva é a prevenção. “A vacinação contra a gripe H1N1 pode até não ser eficaz contra o COVID-19, porém a antecipação para pessoas de risco, foi extremamente necessária para evitar a superlotação dos postos de saúde e hospitais”,comentou.

A segunda fase da campanha terá início no dia 16 de abril, serão vacinados doentes crônicos, professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento.

Fonte: Assessoria PMD