05 DEZ 2019
Saúde apresenta Plano de Contingência contra a dengue

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, apresentou, nesta quinta-feira (05/12), o Plano de Contingência contra a dengue. Carro de som do Papai Noel alertando sobre os perigos da doença, vistorias em prédios e o fechamento de ruas para realização de varredura dos focos do mosquito nas residências fazem parte das estratégias do município para minimizar os impactos da doença.

Um termo de cooperação entre a Semusa e as imobiliárias foi assinado para os funcionários das imobiliárias identificarem possíveis focos nos imóveis e informar a secretaria. “Os agentes da imobiliária serão treinados pela Semusa para que nas vistorias identifiquem os focos. Facilita o nosso trabalho para que a gente possa fazer a vistoria desses imóveis”, destacou Amarildo.

Além de parceria com as imobiliárias, também tem um trabalho com a Câmara de Dirigentes Lojistas de (CDL). “O centro da cidade é a área de maior incidência de focos, e como é uma área extremamente comercial, a gente achou por bem chamar a CDL para nos ajudar. Vamos fazer uma ação de varredura concentrada nos focos de dengue”, afirmou Amarildo.

Em outra frente de ação, a Equipe de Educação da Semusa, prepara uma ação utilizando um carro de som no Natal.

“É um carro do Papai Noel para chamar a atenção e nós vamos nos locais de maior concentração nessa época de compras, ou seja, os shoppings, as praças e para que eles façam a panfletagem e as orientações necessárias contra a dengue”, destacou.

Também serão vistoriados os prédios. A proposta inicial prevê cinco prédios para realizar uma amostragem. “Estamos reforçando essa ação, fazendo a varredura de todos os apartamentos dos prédios, para que a gente consiga ver se esses mosquitos também estão dentro dos apartamentos”, afirmou.

Neste ano foram notificados sete óbitos em decorrência da doença em Divinópolis, três confirmados e um descartado. Os outros continuam em análise.   São 4 mil casos notificados neste ano.

“Desde 2016 que a gente não tinha um índice tão grande de notificação de casos confirmados de dengue. Então, a gente quer fazer essa concentração de ações e chamar mesmo a atenção da população, uma vez que o maior índice de focos está dentro das residências, então a gente precisa ter uma abordagem mais ostensiva”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, se o proprietário estiver resistente a visita dos agentes, o mandato de segurança será acionado. “Na semana que vem a gente já tem dois imóveis que vão ter a vistoria sob mandato de segurança, porque a gente precisa pensar na coletividade”, revelou.