Ir para o conteúdo

Prefeitura de Divinópolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
26 NOV 2019
EDUCAÇÃO
Textos com relatos preciosos marcam entrega de premiação do Sempre Bom Passeio
enviar para um amigo
receba notícias

A Prefeitura de Divinópolis, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, e o Consórcio TransOeste, promoveram nessa terça-feira (26/11) a premiação do Concurso “Divinópolis, sempre um bom passeio”. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de várias autoridades, professores, pais e convidados.  24 alunos foram premiados nessa edição.

O Projeto Bom Passeio promove visitas dos estudantes em pontos históricos do município. Bom Passeio promove visita dos alunos aos locais tombados pelo município com o patrimônio cultural, dentre eles Teatro Municipal, Museu Histórico e Maria Fumaça.

Depois da participação dos alunos nos passeios, os jovens fazem redações com a temática das viagens relatando as próprias experiências. Os melhores textos foram escolhidos por uma comissão julgadora para serem homenageados.

O concurso “Sempre um Bom Passeio” contou com a participação de 24 unidades escolares que participaram ao longo do ano do Projeto Bom Passeio.  Cada escola teve um aluno premiado, que recebeu a medalha por ter sido o melhor texto, de acordo com a comissão organizadora.

“A proposta do projeto estimula o conhecimento histórico, cultural e a educação patrimonial dos alunos das redes pública municipal”, afirmou a secretaria Municipal de Educação, Vera Prado.

O estudante Mateus Saldanha Coelho, da Escola Municipal São Geraldo, foi o vencedor da Categoria Relato de Passeio e recebeu uma placa.

“Foram textos muito bons com relatos preciosos do passeio. Eles estão a cada ano superando na escrita deste gênero textual. Não foi facil para a Comissão Julgadora definir o primeiro lugar geral.Os textos que ficaram em segundo e terceiro lugares foram também excelentes”, destacou a Técnica Educacional da Gerência de Políticas Educacionais, Vera Lucia Martins Gomes .

Kaylan Eduardo Oliveira Silva, da Escola Municipal Raio de Sol, foi vencedor na Categoria Experiências Plásticas.

O projeto, em 2018, levou 1,2 mil alunos para conhecer o patrimônio cultural de Divinópolis, em 35 passeios.

Neste ano, 900 alunos já visitaram imóveis históricos de Divinópolis em 32 passeios.

Além da secretária de Educação, Vera Prado, o Diretor da Trancid, Felipe Carvalho e o vereador Eduardo Print Júnior, participaram da entrega das premiações aos melhores textos.

----------------------------------------------

Divinópolis, sempre um bom passeio

Em um dia de aula comum, meus colegas e eu estudávamos tranquilamente até que, de repente, fomos surpreendidos com um bilhete.Fiquei curioso e queria logo saber de que se tratava aquele bilhete: era sobre um passeio. Me exaltei de alegria em saber que eu teria a oportunidade de passear com meus colegas. Esse seria, com certeza, um bom passeio diferente e marcante, pois era o meu primeiro passeio nesta escola.

Mas a euforia passou, guardei o bilhete já assinado pelos meus pais e esqueci que este estava largado dentro do armário e, pior, fora da agenda.

O tempo passou, o dia do passeio chegou e junto dele minha ansiedade e expectativa para o “Bom Passeio”.Neste dia, eu acordei bem cedinho, me arrumei devagar e nem tomei café direito. O assunto lá em casa era o mesmo: o “Bom Passeio”.

Mal sabia eu que aconteceria um contratempo: o carro do meu pai havia ficado na roça, teríamos que ir para a escola de caminhão. Tudo bem, porém o caminhão não pegou. Ai, meu Deus! O medo de não chegar a tempo rondava meus pensamentos.A preocupação não era só minha, era também do meu pai. Foi um desespero passageiro. Enfim, o caminhão funcionou e fomos correndo. Fui o penúltimo a chegar à escola. A supervisora me aguardava com a notícia que eu tanto esperava: o ônibus chegou. Naquele momento ela passou algumas orientações e partimos.

O primeiro lugar que visitamos foi o museu, que atualmente funciona no mesmo prédio da Biblioteca. Ele guarda relíquias da história da nossa cidade, como documentos, peças, livros, objetos. Me surpreendi quando soube que Divinópolis tem mais de 107 anos e que também já teve outros nomes. Conheci sobre os escravos que aqui viviam e sobre a liberdade deles.

Em seguida, nos dirigimos para a Biblioteca Ataliba Lago. Aquele lugar é muito tranquilo.Visitamos os quadros expostos, conhecemos as diversas seções. Tive um fascínio muito grande quando cheguei à seção infanto-juvenil, lá eu fiz uma descoberta: a biblioteca é toda nossa. Após a contação de história, seguimos nosso passeio.

Nosso destino foi o Mercado Central, lá existe a capela que é a réplica da Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde os escravos professavam sua fé.

Logo, fomos visitar um dos mais conhecidos pontos turísticos de Divinópolis: a Maria Fumaça. Elegante e imponente, lindíssima. Descobrimos que ela foi uma das primeiras máquinas de transporte da região. É uma preciosidade que marcou o desenvolvimento da nossa cidade.

No caminho para a TransOeste, paramos na Praça da Catedral, onde o orientador nos mostrouo prédio do Museu Histórico, hoje condenado devido às marcas do tempo e à falta de manutenção.Chegando àempresa Trancid, assistimos a um vídeo que conta a sua história. Aprendi sobre o transporte público e também que TransOeste é o consórcio que une as cinco empresas de ônibus: Trancid, Exdil, Braulino, Vida Tur e Transpratur. Nós comemos um delicioso lanche e fomos ao próximo destino.

Seguimos viagem, chegamos à Usina Gravatá, onde tivemos a oportunidade de assistir a um lindíssimo ensaio de ballet. O orientador nos contou a história daquele lugar. Que história interessante!Lá funcionou uma usina de álcool, um marco da nossa cidade.

Apesar de conhecer todos esses lugares anteriormente, foi muito gratificante saber a história deles e, melhor, passear com meus amigos.Fui embora com a certeza de que, a partir daquele momento,começaria a ver Divinópolis com outros olhos e que aquele passeio ficaria marcado em minha memória.

Pseudônimo: Harry Potter

Mateus Saldanha Coelho

Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia