17 OUT 2019
Natação estreia nos Jogos Escolares de Divinópolis

As inscrições para Jogos Escolares de Divinópolis (JED) de Natação estão abertas. A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), acrescentou o esporte à competição pela primeira vez. As inscrições se iniciaram na última quarta-feira e seguem até 4 de novembro. As escolas municipais, estaduais e particulares com alunos de 8 a 16 anos inscrever seus alunos e mostrar o talento no esporte aquático.

Os Jogos começarão no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 14h, e serão sediados no Centro Comunitário Sesi Divinópolis. A competição é destinada para meninos e meninas e será composta de três categorias: Jedinho (para participantes nascidos em 2008, 2009 e 2010), Módulo 1 (crianças nascidas em 2006 e 2007) e Módulo 2 (nascidos em 2003, 2004 e 2005).

A competição terá quadro modalidades de nado e ambas podem ser executadas em 25 ou 50 metros, de acordo com a habilidade do participante. As categorias incluem: costas, borboleta, peito e livre.

Segundo o professor, Rinaldo Xisto, este projeto é fundamental para os alunos das escolas municipais. “Após a competição de Handebol, Vôlei, Futsal, é a vez de dar oportunidade para outra modalidade e valorizar a natação. O JED proporciona o intercâmbio de experiências e variedade de níveis técnicos, reconhecendo o talento de atletas não profissionais”, esclareceu.

O Secretário de Esportes, Leonardo Franqueira, afirmou que os jogos visam estimular os atletas a se interessarem cada vez mais pelo esporte. “Acreditamos que o esporte, seja a principal ferramenta de inclusão social, combate e prevenção às drogas, e forma de se ter uma vida mais saudável, além de revelar novos talentos para o esporte municipal”, explicou.

Leonardo ressaltou que os Jogos Escolares são uma forma de interação entre os alunos do município e que o governo municipal vai investir cada vez mais nestas ações. “Em 2019, tivemos a inclusão da natação entre os jogos, para o ano que vem estamos programando a inclusão de quatro novas modalidades esportivas diferentes, buscando diversificar e atender maior número de crianças”, comemorou o secretário.