A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), participou, nesta terça-feira (27/10), da IV Semana Acadêmica de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis. O evento reúne estudantes, professores e profissionais da área em uma programação de palestras, debates e oficinas voltadas à formação, à troca de experiências e ao desenvolvimento de novas práticas esportivas, com destaque para a inclusão por meio dos esportes adaptados.
Durante a manhã, a mesa-redonda sobre esportes adaptados reuniu 151 participantes, entre estudantes de diferentes instituições de ensino superior e profissionais de Educação Física. O debate contou com a participação dos professores Paulo Victor de Freitas Aguilar e Gustavo Cruz Almeida, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Michelle Barreto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A secretária municipal de Esportes e Juventude, Samara Souza, participou da abertura da atividade, reforçando a importância da aproximação entre o poder público, as instituições de ensino e os profissionais da área. A integração contribui para ampliar o diálogo sobre práticas esportivas inclusivas e incentivar iniciativas que promovam o acesso ao esporte, à saúde e à qualidade de vida no município.
No período da tarde, a programação contou com uma oficina de esportes adaptados, conduzida pelo professor Paulo Victor de Freitas Aguilar. A atividade reuniu 103 participantes, que tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre diferentes modalidades e possibilidades de aplicação das práticas adaptadas.
A IV Semana Acadêmica de Educação Física também conta com especialistas e professores de universidades de diferentes regiões do país, proporcionando aos participantes oportunidades de atualização profissional e compartilhamento de experiências. As atividades oferecem certificação e seguem ao longo da semana, com novas palestras, debates e oficinas.
A participação da Semej reforça a importância do diálogo entre a administração municipal e a comunidade acadêmica para incentivar a formação profissional e ampliar as discussões sobre inclusão e acessibilidade no esporte.









