11 OUT 2019
Lúcia de Sousa: consultei e o médico disse que está tudo bem

A 2ª edição da exposição “Vitórias”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em conjunto com a Secretaria Municipal de Governo (Segov) e apoiadores, foi aberta neste mês. A mostra contém fotos e depoimentos de 13 mulheres que estiveram ou ainda estão em tratamento contra o câncer de mama.

O comum entre elas: garra, persistência, vontade de viver, confiança no tratamento e fé. A exposição faz parte das ações do Outubro Rosa de Divinópolis. A apresentação contém relatos emocionantes, impactantes e, ao mesmo tempo, motivadores para as mulheres que estão passando pela mesma situação.

Vamos conhecer um pouco da história de cada uma.

Lúcia de Sousa é a quinta das 13 mulheres a contar sobre a batalha contra a doença.

Lúcia de Sousa

Sou a Lúcia, tenho 41 anos, trabalho como costureira, sou separada e tenho três filhos. Descobri aos 39 anos que estava com câncer. Eu fazia o preventivo de colo do útero todo ano e foi a primeira vez que fiz mamografia.

A mama inchou, ficou uma maior do que a outra. Fui ao posto de saúde, me pediram ultrassom e não deu nada. Depois me encaminharam para a policlínica e consultei com mastologista. Ele me examinou e pediu mamografia com urgência. Com uma semana ficou pronta e deu suspeita de câncer inflamatório na mama. Fui encaminhada ao tratamento no Hospital do Câncer, mas demorou ainda 30 dias, pois não tinha vaga.

Médico pediu biopsia e ultrassom no dia 13 de dezembro de 2017. Com oito dias chegou o resultado e era câncer de mama mesmo. Fiz 16 sessões de quimioterapia, cirurgia de mastectomia com a retirada de toda a mama e esvaziou a axila. Ao todo foram retirados 12 nódulos. Depois fiz ainda 25 sessões de radioterapia e tomei um ano de vacina.

Eu não fiquei muito chocada com a notícia, pois eu sirvo a Deus. Se eu não tivesse a minha fé eu não teria dado conta. Recebi muito apoio familiar. Agradeço a Deus pelos meus pais, que vieram da cidade deles para ficar comigo, são idosos, fecharam a casa de eles e vieram ficar comigo. Meus filhos também foram meus apoios. Isso é fundamental para mim.

Atualmente faço acompanhamento com fisioterapeuta, psicólogo, ainda todo tomo medicação e serei acompanhada por cinco vanos. Estou muito feliz, pois no último dia 11 de setembro 2019, me consultei e o médico disse que está tudo bem.

A parte pior foi retirada a mama, isso me incomodou muito e ainda não pode ser colocada prótese. A queda do cabelo não me incomodou tanto, andava careca na rua. O apoio do pastor e dos irmãos da igreja também foi muito importante. Mesmo eu não estando muito bem, eu não deixava de ir à igreja.

É um dia de cada vez. Para você que está passando por isso, não perca a fé, o câncer tem cura sim! É só fazer o tratamento direitinho, se apegue com Deus, o Senhor cura e ainda faz milagres, os médicos estão aí para ajudar e devemos fazer tudo o que eles pedem.

Aprendi muita coisa, na ida ao hospital eu falava minha fé, eu dava força para as pessoas, um dá força para o outro durante o tratamento. Perdi duas amigas que fiz durante o tratamento, mas nunca perdi a fé.

Realização:

Secretarias de Saúde e de Governo

Everton Ribeiro (fotografia)

Luiz Fotógrafo (revelação)

Studio Sheila Mucedola

Camila Carvalho Vieira (maquiagem)

Keith Hellen Silva (cabelo)

Empresa Braulino (transporte)

Clube AABB (locação para fotos)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024