14 OUT 2019
Ataliba Lago habilitada para promover o empoderamento digital

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago foi habilitada na convocatória do programa Recode Bibliotecas 2019. A iniciativa visa estimular a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo da instituição e dos jovens. O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável.

A Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital. Para isso, oferece apoio e formação para o desenvolvimento de uma nova programação, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas.  Com 24 anos de atuação, o programa já reuniu 200 instituições e a nova convocatória busca integrar 270 novas instituições públicas e comunitárias para acelerar o desenvolvimento econômico, cultural e digital de suas localidades.

O percurso formativo visa oferecer apoio e formação aos funcionários das bibliotecas, promover o empoderamento digital, incentivar a formação e atuação dos jovens, reconhecer seu território, compreender as demandas dos frequentadores e não frequentadores da biblioteca e fazer atividades de fomento ao direito humano, ao acesso à leitura, à cultura e à educação.

Nesse percurso, as bibliotecas transformadoras aproximam a comunidade local, aumentam o número de leitores e podem incentivar a política e melhoria das condições sociais do município. As etapas do programa incluem: a criação de um comitê jovem; pesquisa da comunidade; parceria no movimento Recode; articulação e planejamento das atividades; realização de trabalhos na biblioteca; avaliação de impacto; premiação das melhores práticas; organização de um plano de sustentabilidade.

Na opinião da coordenadora do Setor de Biblioteca Pública, Luciene Miranda, a classificação foi recebida com muita comemoração. “Iremos representar Divinópolis em um programa que reúne 270 municípios. Buscamos potencializar o alcance da instituição e fomentar os conhecimentos da comunidade, como cidadãos e profissionais”, esclareceu.

Os objetivos do programa envolvem a capacitação digital dos jovens; fortalecimento das habilidades dos profissionais; aumento do número de frequentadores; promoção da troca de conhecimentos; e contribuição para a sustentabilidade das bibliotecas. A formação permitirá a formação de jovens não só com a leitura, cultura e educação, mas também com a tecnologia, abrindo um novo canal no município.

Para mais informações, a Biblioteca Municipal Ataliba Lago fica localizada na Avenida Sete de Setembro, 1160 - Centro, ou entre em contato através do telefone (37) 3222-7183.