25 SET 2019
Semana Nacional do Trânsito é encerrada no Gravatá

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito foi promovido pela Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria e Trânsito e Transportes e Segurança Pública (Settrans). A cerimônia foi realizada no Teatro Usina Gravatá nesta quarta-feira (25/09) e contou com a participação do Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado. A solenidade se iniciou com a apresentação do Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar e apresentação de vídeo institucional da Settrans.

O Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Marcelo Augusto, esclareceu a importância das ações da Semana do Trânsito. “A Settrans realiza inúmeros programas para chamar a atenção da população sobre as regras de trânsito, assim como o respeito a todos os transeuntes. Esta semana nos convidou a sensibilizar as pessoas a exercer a cidadania no trânsito”, conclui.

Neste ano o tema do projeto foi “Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito 2011/2020: No trânsito, o sentido é a vida”. Blitzes e ações educativas foram realizadas por toda a cidade para promover a conscientização coletiva.

Inúmeras atividades foram desenvolvidas na cidade para dar voz aos cuidados a serem tomados. Técnicos da Settrans realizaram uma apresentação na Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), das ações desenvolvidas na ‘Educação para o Trânsito’. Outra atividade foram apresentações teatrais com os palhaços no transporte coletivo e nas faixas de pedestres.

Uma ação Educativa na Praça do Santuário realizou a aferição de pressão, exame de glicemia, corte de cabelo, realização de checklist em veículos e motos, emissão das credenciais de estacionamento de idosos e deficientes. Houve também a realização de um simulado de acidente buscando gerar impacto sobre a importância de cuidados pela segurança no trânsito.

No Auditório Faculdade Pitágoras houve uma palestra com o tema “Mobilidade Urbana” ministrada por Lucas Estevam. Além de todas estas ações, foram apresentados trabalhos educativos de trânsito, desenvolvidos nas escolas: Escola Estadual Patronato Bom Pastor – Rap do Trânsito; Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães – Frase; Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes – Redação.

Também foram realizadas homenagens aos Agentes de Trânsito, comemorado em 23 de setembro. Além disso, as solenidades contaram com o testemunho de uma vítima de trânsito e pronunciamento das autoridades.