05 SET 2019
Prefeitura promove ações de sensibilização em Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é campanha de conscientização sobre prevenção de suicídio em que a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conduz ações de saúde mental para aumentar conscientização sobre tratamentos.

Unidades de saúde do município programaram atividades ao longo do mês. O Centro de Saúde do bairro Nações confeccionou mural e varal com exposição de trabalhos de crianças e adolescentes assistidos em serviço de psicologia com o tema “Valorização da Vida”. São pinturas e frases que convocam à reflexão e ao cuidado da saúde mental. Os trabalhos exibir-se-ão durante o mês na sala de espera da unidade.

Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Tietê, profissionais ministraram palestra em escola municipal no bairro, com apoio de acadêmicos de universidade e conscientização sobre o tema nas salas de espera da unidade. Em 26 de setembro, haverá a mobilização Caminhada pela Valorização da Vida, deixando a unidade de saúde até a Cruz de Todos os Povos, a 4 quilômetros em estrada rural entre os bairros São Roque e Ermida.

Nas ESF Belvedere e São Paulo, o tema trabalhar-se-á na sala de espera e em grupos de adolescentes que realizam atividades na unidade. Será realizada uma capacitação das equipes das unidades de saúde para melhor atendimento as demandas dos usuários.

Capacitação de equipes da unidade de saúde sucederá para melhor satisfazer demandas de usuários.

A palestra “Suicídio e adolescentes” ocorrerá entre 25 e 26 de setembro, das 8 às 11 horas, na escola do bairro Icaraí, com profissionais da ESF Icaraí. Capacitação sobre suicídio para agentes comunitários de saúde (ACS) também se realizará em 25 de setembro, com ações ao longo de setembro na sala de espera com estagiários.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Amarildo Sousa, é essencial falar abertamente sobre o tema. "Os que se suicidam em realidade tentam livrar-se da dor. Mesmo se não estiver seguro de que necessita de ajuda, não tenha receio de contatar o número de apoio 188, disponível vinte e quatro horas", disse.