28 AGO 2019
Contrato com a nova gestora da UPA é homologado

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, concedeu entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (28/08), para explicar sobre a nova gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. A Organização Social Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibds) assume a unidade de forma exclusiva, o contrato já foi homologado e a transição entre as equipes começam em até 60 dias.

No contrato atual com a Santa Casa de Formiga, o município cede funcionários para a UPA. Já no novo edital de contratação, os funcionários são exclusivamente contratados pela Ibds, empresa responsável pela gestão da UPA. “Não temos mais sessão de funcionários para UPA e a gestão é da empresa vencedora do edital. O custeio dos servidores efetivos da prefeitura, da forma como era no antigo contrato, tem o valor mais alto quando se compara com os serão contratados agora”, afirmou.

De acordo com o secretário, o novo contrato prevê metas assistenciais. “O próprio repasse dos recursos é atrelado às metas estabelecidas dentro do contrato. São 80% do valor pago no começo do mês e os outros 20% depende do cumprimento das metas”, completa Amarildo.

O edital para contratação da nova gestora da UPA segue o modelo das resoluções ministeriais. “A equipe será do tamanho e do formado do equipamento da urgência e emergência. A intenção é para que os equipamentos de urgência sejam utilizados para o fim de urgência. As demandas de atenção primárias vão para as unidades”, explicou a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Joaquim.

A empresa solicitou prazo de 45 a 60 dias para iniciar o processo de transição e assumir a gestão da UPA. O contratado deverá ser assinado nos próximos dias.