12 AGO 2019
Tratamento de coluna de Divinópolis pelo SUS é único no Centro-Oeste

O método Mckenzie, tratamento para dor de coluna, pescoço e extremidades, completou um ano de implantação no Centro de Reabilitação Regional (Crer) da Prefeitura de Divinópolis. O município é o único na Região Centro-Oeste que oferece o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 26 pacientes são atendidos semanalmente.

A característica fundamental é avaliação inicial, maneira segura e confiável de alcançar diagnóstico preciso e traçar plano de tratamento adequado. O método McKenzie baseia-se em possibilidade de redução ou abolição de dor a partir de uso de movimentos, direcionamento, reeducação e autocorreção de padrões posturais, mobilizações e manipulações articulares.

Pacientes são beneficiados por fazer avaliação mecânico-funcional e estabelecer programa de exercícios que ocasiona redução de desarranjo, o que leva a melhora em dores e sintomas.

Segundo o fisioterapeuta e referência técnica no método Mckenzie Tiago Correa, o método melhora a qualidade de vida de pacientes.

“Pacientes são avaliados, tratados e orientados a mudar hábitos posturais e de vida, que são os maiores fatores causais de dor, para melhorar a qualidade de vida. O método possibilita a usuários bons resultados em menor tempo e apresenta o grande benefício de, após alta, o paciente poder fazer autotratamento do problema, caso este volte”, afirmou.

Encaminhamentos para atendimento no Crer são feitos por unidades de saúde no município e no Centro-Oeste, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Vale do Itapecerica (CISVI), pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto e em internações pelo SUS em hospitais.

Receba informativos em seu e-mail
Avenida Paraná, 2777 - Belvedere
CEP: 35501-170