04 JUL 2019
Escolas promovem festas julinas com temas do Minha Cidade Lê

Eventos julinos terão temas ligados ao Projeto Minha Cidade Lê, no sábado (06/07), em escolas municipais, onde atrações artísticas estarão relacionadas com o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A E.M. João Severino de Azevedo também promoverá evento julino a partir de 14 horas, realizando quadrilha e apresentações artísticas de alunos ligadas ao Projeto Minha Cidade Lê. Caldos de feijão e de galinha, cachorro quente e pipoca estarão em cardápio da escola, assim como bingo e leilão serão parte das atrações. Dentro da programação, estarão coroação de Rei ou de Rainha do Arraiá, além de espetáculo musical com Carlinho e Fabiana. A escola atende aproximadamente 600 alunos de 1º a 9º ano e de educação de jovens e adultos, na Rua Joaquim Manoel Pereira, nº 920, Davanuze.

A E.M. Professor Paulo Freire realizará festa julina a partir de 15 horas. Este ano, apresentações serão de acordo com danças folclóricas de cada região do Brasil.

Primeiros anos ficaram com Região Sul e apresentarão danças como valerão. Segundos anos representarão Região Nordeste e apresentarão forró. Terceiros anos representarão Região Centro-Oeste e dançarão catira. Quartos anos e educação infantil trabalharão Região Sudeste, com danças típicas como quadrilhas, catira paulista, country e outras. Quintos anos trabalharão Região Norte, com carimbó.

O tema de danças típicas folclóricas está relacionado ao Projeto Minha Cidade Lê. Além de danças, comidas típicas estarão presentes. A Escola Paulo Freire, localizada no bairro Dona Rosa, atende mais de 500 alunos em 20 turmas, das quais são 150 alunos em educação infantil e 350 de 1º a 5º ano de ensino fundamental.

“Arraiá de Dona Hermínia” dar-se-á a partir de 15 horas, na quadra da E.M. Professora Hermínia Corgozinho, com quadrilha, danças tradicionais, casamento na roça, quadrilha maluca, música e forró. Haverá ainda coroação de Rei e de Rainha da Pipoca.

Comidas típicas estão previstas no arraial, como caldos quentes, macarrão em chapa, tropeiro, espeto de frango, cachorro quente, canjica, pé de moleque, beijo quente e doces.

A renda será revertida em festividades de Semana da Criança, Dia do Estudante, Dia do Professor e funcionalismo público, bem como benfeitorias para a escola. E.M. Professora Hermínia Corgozinho atende 524 alunos de 1° a 9° ano de ensino fundamental, na Rua Viriato Corrêa, nº 2.400, Bela Vista.

A E.M. Dona Maria Rosa, após ensaios, reuniões e planejamento, promoverá festa julina a partir de 11h30, na Rua Rubens Mariano Pacheco, em frente à escola.

Haverá apresentações de alunos e coroação de Rei do Amendoim e de Rainha da Pipoca. Cardápio de comidas típicas como caldos, tropeiro, pastel, espeto, canjica e refrigerantes será atração.  A renda será destinada a organização e preparação da Semana da Criança.