06 JUN 2019
Mesa Educadora promove formação para professores

O Programa Mesa Educadora realiza novo encontro para qualificação de professores. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a proposta tem como objetivo constituir novas formas de olhar para a ação docente.

Nesta terça-feira (11/06), às 18 horas, no auditório da Semed, na Rua Minas Gerais, a abordagem da formação é sobre rede de proteção à criança com psicóloga Flávia de Cássia Cesar Campos. A proposta é formação continuada durante o ano para profissionais de educação infantil em busca de qualificação em educação e cuidado com crianças em primeiros anos de vida.

A carga horária anual do programa, em 2019, são 200 horas de formação, divididas em 40 horas de encontros presenciais; 24 horas de registros em cadernos de memórias; 20 horas de atividades complementares (exposições, teatro, cinema, palestras e outros eventos); 80 horas de leitura, estudo de cadernos e outro material e 36 horas de projeto institucional.   Para obterem certificação, educadores devem atingir 80% de frequência/aproveitamento.

O primeiro encontro da 10ª edição da Mesa Educadora foi na terça-feira (04/06). O evento contou com apresentação de história, fruição, palestra sobre ludicidade com Patrícia Teresinha Ferreira de Oliveira Meneses, brincadeiras com interação entre participantes e contextualização do programa.

O Programa Mesa Educadora é fruto de projeto do Fundo do Milênio para a Primeira Infância da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O programa é espaço organizado para capacitação permanente de educadores com recursos materiais e ferramentas pedagógicas que auxiliam profissionais a refletir, qualificar e valorizar práticas de ensino.Em 2009, o programa, tendo início em parceria com a Prefeitura de Divinópolis, contemplou cerca de 360 profissionais de educação infantil e já beneficiou mais de 5 mil crianças.