21 SET 2018
Unidades de saúde recebem  tele-eletrocardiograma e projeto anticoagulação

A Prefeitura de Divinópolis, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), lançam em 27 de setembro a tele-eletrocardiografia nas unidades de saúde e o projeto anticoagulação no município.

Seis unidades de saúde receberão aparelhos para a realização de eletrocardiogramas: São José, Central, Danilo Passos, Ipiranga e Niterói, além da Estratégia de Saúde da Família Planalto I. Por meio de parceria com a Rede de Telessaúde de Minas Gerais os laudos são realizados no mesmo dia, em um tempo médio de quatro horas e, em caso de urgência, em até dez minutos.

Nestas unidades, também será implantado o Projeto Anticoagulação, um projeto de pesquisa fruto da cooperação do Hospital das Clínicas da UFMG com a UFSJ, que propõe uma solução inovadora para apoio ao acompanhamento de pacientes em uso do anticoagulante varfarina na atenção primária. Espera-se aumentar a efetividade do tratamento e minimizar riscos de complicações.

O lançamento ocorrerá no auditório Bloco C do campus Centro-Oeste da UFSJ, a partir das 8h30. O secretário de saúde, Amarildo de Sousa, juntamente com o diretor do campus Centro-Oeste Donda Lindu da UFSJ, Eduardo Sérgio da Silva farão a abertura do evento de lançamento. São esperados médicos, farmacêuticos e enfermeiros das unidades básicas de saúde.

Ainda serão realizadas palestras da rede de teleassistência de Minas Gerais com o tema “Tecnologia no apoio à melhoria da qualidade do cuidado”, em seguida, a palestra projeto anticoagulação em Divinópolis “Inovação para obter melhores resultados”. Após o treinamento, as unidades de saúde estarão aptas para receber os equipamentos para os exames.