04 JUL 2018
Central Semafórica traz mobilidade e fluidez no trânsito

A Prefeitura de Divinópolis inaugura em 16 de julho a Central Semafórica. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) realiza o comando operacional dos cruzamentos semafóricos possibilitando maior controle e fluidez no trânsito.

Na central, todos os cruzamentos semafóricos do município ficam conectados, sendo supervisionados e controlados por dois computadores na Settrans. Por meio do controle, os agentes acompanham os planos e horários e o monitoramento em tempo real dos semáforos.

De acordo com o gerente de projetos de trânsito e transportes da Settrans, Lucas Lopes, a Central Semafórica permite mais agilidade, em casos de semáforos com problemas e permite maior controle de tempo em situações urgentes. “Acompanhamos registro de ocorrências, caso algum semáforo estrague ou entre em modo piscante, agilizando a manutenção e o retorno de funcionamento”, afirmou.

O gerente explicou que pela Central é possível religar ou desligar um semáforo, mudar o tempo e controlar a fluidez do trânsito. “Em casos de acidentes, por exemplo, podemos alterar o tempo no semáforo, controlando o fluxo. Antes, precisávamos ir no local para saber o que estava acontecendo”, destacou.

Todos os semáforos serão programados para mudança de tempo, a partir do comando da Central e gradativamente serão ajustados no sincronismo da Onda Verde, garantindo fluidez no trânsito.

O município possui 52 cruzamentos com semáforos. Os cruzamentos semafóricos estão sendo ampliados no município para melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana. Nos últimos 12 meses, foram implantados seis novos semáforos em vários locais do município, todos em LED proporcionando mais segurança e economia.