28 FEV 2018
LAZER
Parque da Ilha recebe 8º Mutirão da Limpeza

O Parque da Ilha “Dr. Sebastião Guimarães” recebeu, na tarde desta quarta-feira (28/02), o 8º mutirão de limpeza, promovido pela Sala Verde Frei Paulino.  Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Operações Urbanas, Secretaria de Meio Ambiente, Gerdau e grupo Gene, a iniciativa visa limpar os resíduos deixados pelos visitantes no local.

O mutirão reuniu os voluntários que fizeram capina, a catação manual dos lixos, poda dos jardins e limpeza ao redor da pista de skate e caminhada. De acordo com a educadora ambiental, Tânia de Oliveira, a área de skate é uma das que ficam mais sujas. “A gente sabe que grande parte do lixo produzido acaba no rio e o mutirão tem cunho educativo, porque as crianças convivem no lugar e culturalmente para elas vai se tornando hábito limpar”, destacou.

De acordo com a educadora, mensalmente mil pessoas passam pela Ilha. Além do mutirão, a iniciativa ainda dá início à ação de manutenção da academia ao ar livre do Parque.

Todo o material recolhido é selecionado e se o material for ferroso é encaminhado ao projeto Reciclar, realizado pela Sala Verde. “O restante do material é descartado de forma correta”, disse.

A educadora ressalta que quando os visitantes do Parque da Ilha observam que o local está limpo, as chances de recolherem seus lixos são maiores. “A questão do lixo é visual, se eles vêem limpo, eles deixam limpo também. Nós somos formiguinhas, mas juntos fazemos um grande trabalho”, explicou.