Foi realizado na manhã desta quinta-feira (19/10) um mutirão de atendimentos do Cras Sudoeste no Bairro Copacabana. A ação foi realizada por solicitação da diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias que verificou a necessidade em contato com a Associação de Moradores e também pela necessidade que os técnicos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) detectaram.
Os técnicos do Cras verificaram 23 pessoas do bairro poderiam perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC) por falta de recadastro e outras 15 famílias correm o risco de perder o Bolsa Família por estarem em falta com as condicionalidades do programa.
De acordo com a coordenadora do Cras Sudoeste, Adriany Fernandes da Silva, foram realizados vários cadastros e recadastro no CadÚnico, sistema do Governo Federal para concessão de benefícios sociais, como BPC e Bolsa Família.
“Muitos moradores nem sabiam que tinham direito a benefícios como desconto em conta de água e energia elétrica e outros já poderiam receber BPC há vários anos, mas não sabiam dos seus direitos. Foram atendidos moradores que não sabiam que perderiam o benefício de não fizessem esse recadastro. O trabalho foi muito bom e em breve realizaremos outra ação como esta no bairro, pois vimos que existe uma demanda bem maior pelo serviço”, avaliou.
A senhora Olga de Castro, viúva e sem renda fixa, foi uma das atendidas e elogiou a ação. “Gostei muito do trabalho deles, pois fui informada de tudo que tenho que fazer para receber o BPC que eu não nem sabia que tinha direito. Vou arrumar a documentação como eles me explicaram e esse dinheiro será de grande ajuda”, afirmou.
Oito trabalhadores participaram do trabalho, dentre eles assistentes sociais, cadastradores e equipe do Bolsa Família. A ação especial foi organizada em razão da situação especial do bairro que se encontra há aproximadamente oito quilômetros do Cras Sudoeste e pela dificuldade da população para o deslocamento até o local.