O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, recebeu o deputado federal, Jaime Martins, para apresentação do projeto “Cidades Inteligentes”. O projeto tecnológico foi apresentado pelo deputado ao prefeito municipal em uma reunião no seu gabinete na segunda-feira (17/07), com a presença do diretor municipal de Tecnologia e Informação, Bruno Pereira e os vereadores, Rodrigo Kaboja, Janete Aparecida e Ademir José da Silva.
O projeto que contempla tecnologia de ponta para a iluminação pública e transporte de dados é considerado revolucionário e Divinópolis poderá ser uma das primeiras “Cidades Inteligentes” do Brasil. Ele prevê a modernização da iluminação pública em até três vezes mais que a atual e a troca total de lâmpadas a cada dez anos, o que garantirá uma atualização constante do sistema e redução das despesas com manutenção de equipamentos.
Em Divinópolis, por exemplo, existem atualmente mais de 40 mil pontos de iluminação de rede pública. Com a implantação do projeto, o município poderá usufruir melhor dele, não só com luminárias mais eficientes, mas também com a dimerização, ou seja, lâmpadas com uma leitura automática da necessidade de aumentar ou diminuir sua intensidade em pontos e ocasiões específicas, com isso, ganha-se muito em termos de segurança pública.
Para a implantação do Sistema Cidade Inteligente em Divinópolis, a prefeitura não terá despesas extras, tendo em vista que, atualmente já existe em suas planilhas de custo, os gastos com a iluminação pública. O projeto prevê apenas a migração do aporte para a troca gradativa da prestação de serviços, após a licitação do novo prestador.
O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, ficou muito interessado no projeto. “A Administração Municipal está de portas abertas para receber recursos e projetos que auxiliem no desenvolvimento e modernização de nosso município. Esse projeto nos parece bem interessante e vamos fazer todos os estudos para analisar sua viabilidade” afirmou. As próximas reuniões sobre este tema acontecerão na próxima semana.
A Cidade Inteligente é capaz de fazer o cruzamento das informações geradas pelas soluções digitais. Por meio da implantação de uma rede Wi-Fi o sistema integra o “Olho Vivo” e também gera dados indicadores do fluxo de trânsito para monitoramento dinâmico dos semáforos, chegando até mesmo a ter mais controle sobre a frota municipal para inibição de abusos.
“É fundamental pensar no futuro e o desenvolvimento das “Cidades Inteligentes” passa a ser uma real necessidade. Soluções inteligentes estabelecem métodos para utilização mais consciente dos serviços públicos, reduz custos operacionais de manutenção, aumentando o tempo de vida da infraestrutura existente na cidade.”, explica o deputado Jaime Martins.