30 MAR 2017
Peças do Museu Histórico estão em salvaguarda

As peças do Museu Histórico de Divinópolis passam por processo de salvaguarda. Os objetos históricos foram retirados do prédio e estão em sala no Centro Administrativo.

De acordo com a gerente de Memória e Patrimônio, Thais Venuto, desde 2014 os relatórios realizados pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), João Batista, vêm apontando danos estruturais na edificação.

“No início deste mês, com a chuva, a situação ficou mais preocupante, o que levou à interdição do prédio pela Defesa Civil. As peças foram levadas para a sede do Centro Administrativo e não estão liberadas para visitação, tendo em vista que passam por processo de inventário”, afirmou o secretário de Cultura, Oswaldo André.

O museu passará por processo de revitalização e adequação de espaço para expor o acervo, sem previsão de data de término.

Oswaldo André, com a consultoria da arquiteta divinopolitana Jurema Machado, ex-consultora de Patrimônio Cultural da Unesco e ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estudam parceria público-privada para revitalizar e requalificar o casarão histórico.

Histórico

Em 15 de dezembro de 1988, o prédio foi tombado pela lei número 2.456. Em 1995, o velho sobrado foi mais uma vez restaurado. O prédio foi construído em 1830 e foi residência no tempo do arraial; abrigou a primeira sala de cinema, o posto de saúde, a cúria paroquial, o colégio seráfico, o convento dos frades franciscanos e a escola normal.

O espaço foi fechado e depredado, e, em 1982, o movimento em defesa da própria preservação sensibilizou os vereadores e, por meio de ação judicial, embargou a demolição total do edifício.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024