Em alusão ao Dia Mundial das Zonas Úmidas, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semac), promoveu nesta segunda-feira (2/2), às 9h, um mutirão de limpeza e plantio de mudas nativas da região na trilha da Cachoeira do Caixão, localizada no bairro Jardim Candelária, às margens do Rio Itapecerica. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e teve como foco a preservação ambiental de um importante ponto turístico e religioso do município.
As zonas úmidas são regiões de caráter natural, como margens de rios, córregos, brejos, várzeas e terrenos sujeitos a alagamentos. Esses espaços exercem funções essenciais, como o controle de cheias, a filtragem e a melhoria da qualidade da água, além de contribuírem para o reabastecimento de aquíferos, a regulação do microclima, o abrigo para diversas espécies da fauna e da flora e a melhoria da qualidade de vida da população. Durante a iniciativa, foi realizado o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, a roçagem da vegetação e o plantio das mudas. A atividade também incluiu orientações ambientais, unindo prática, informação e sensibilização em prol da recuperação ambiental do município.
O evento contou com a participação da diretora de Meio Ambiente, Valdirene Gomes, da gerente de Regularização Ambiental, Anna Caroline Marcelos, do diretor da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), Sebastião Castro, do vereador Wellington Well, além de representantes do 10º Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop).
A atividade teve como intuito conscientizar a população sobre a separação correta e o descarte adequado dos resíduos, conforme explica a diretora de Meio Ambiente, Valdirene Gomes. “Todo descarte incorreto gera transtornos para a população em geral, porque pode prejudicar a fauna, a flora e a saúde pública. É importante que todos se unam nessa missão para preservar o meio ambiente, tanto para as presentes quanto para as futuras gerações.”
O vereador Wellington Well também esteve presente durante a coleta e o plantio de mudas e parabenizou a organização da ação. “Temos que parabenizar a Semac por Divinópolis estar dando exemplo de conscientização. Ações que envolvem a sociedade e os órgãos ambientais valorizam tudo aquilo que queremos para o futuro.”
Prestando apoio à ação, o tenente Ribeiro, representante do Corpo de Bombeiros, destacou a importância da iniciativa. “Esta ação está alinhada com nossas diretrizes institucionais e com a missão constitucional de preservação da vida e do meio ambiente.” Já o auxiliar de produção da Semsur, Cristiano Fernandes, ressaltou o trabalho conjunto das equipes. “Estamos aqui auxiliando na limpeza, no plantio de mudas e no recolhimento dos materiais descartados irregularmente às margens do rio.”
Preservação ambiental
Frequentadores da estrada que dá acesso à trilha demonstraram indignação com o descarte recorrente de lixo no local. Morador do bairro Jardim Candelária há quase 40 anos, Márcio Gomes, de 66 anos, destacou o impacto do problema. “É um descaso quando o ser humano joga lixo na beira do rio. Eu moro aqui há muito tempo e lembro de quando não tinha nada disso. O difícil vai ser acabar com essa prática.”
A estrada também é utilizada para atividades físicas como caminhadas, trilhas e ciclismo, que acabam sendo prejudicadas pelo descarte irregular. Para o diretor da Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC), Sebastião Castro, a situação é preocupante. “Quem passa por aqui constantemente vê o descarte de telhas, galhos, sofás. Isso contamina a água e prejudica todos. A associação está à disposição para lutar junto e melhorar essa situação.”
A Prefeitura de Divinópolis e a Semac reforçam que o descarte irregular de lixo é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998, que prevê sanções administrativas e criminais para práticas que causem poluição ou danos ao meio ambiente. O município também possui a Lei Municipal nº 8.601 de 2019, que estabelece multa para quem for flagrado descartando lixo em vias públicas, com valores que podem chegar a R$ 111,07, podendo ser dobrados em caso de reincidência.