Atrações culturais, homenagens e valorização da história das mulheres negras marcam a programação na Praça do Santuário
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), promove uma programação especial no dia 19 de novembro de 2025, na Praça do Santuário, com atividades a partir das 19h e abertura solene às 19h30.
O evento deste ano destaca o tema “A Mulher Negra e seu papel na história de luta e resistência”, prestando homenagem à força e ao protagonismo feminino afro-brasileiro. A programação faz referência à líder quilombola Tereza de Benguela, que por mais de duas décadas comandou o Quilombo do Quariterê.
A celebração será marcada pela terceira edição do Prêmio Mulher Negra, que homenageará 24 mulheres negras indicadas por entidades e secretarias representadas no conselho. O prêmio simboliza o reconhecimento à beleza, força, resistência e protagonismo social dessas mulheres em Divinópolis.
Além das homenagens, a cultura e a arte negra serão celebradas com duas apresentações musicais de destaque. A primeira atração é o Coral Afro Undarirê. Criado em 1989 sob influência da Casa Congai, o Coral Undarirê, que significa “criança africana”, retorna aos palcos após 25 anos de pausa. Sob a direção de Vicente Santos, o grupo compartilha as ricas influências da cultura negra africana na cidade.
Valdez Generoso será a outra atração da noite. Cantor, compositor e músico autodidata, ele tem sambas gravados por artistas como Tia Elza e Vicentina Brant. Apresentará seu trabalho, incluindo faixas de seu último lançamento, “Paixão Verdadeira”. Atualmente radicado em Divinópolis, ele se apresenta com o grupo Divino Batuque, interpretando sambas autorais e clássicos da Música Popular Brasileira.