Na tarde da última quarta-feira (23/10), o hall do 5º andar do Prédio da Prefeitura de Divinópolis foi palco de um momento especial para jovens que estão iniciando sua trajetória no mercado de trabalho. A Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a AMBEV e o Grupo Educação, Ética e Cidadania (GEEC), realizou uma cerimônia de boas-vindas aos novos participantes do projeto Socioaprendizagem.
O evento reuniu gestores públicos, orientadores e familiares para recepcionar os adolescentes e jovens que passarão por uma experiência formativa que une teoria e prática profissional.
Andreia Azevedo, chefe de gabinete da vice-prefeita Janete Aparecida e que a representou na solenidade, dirigiu palavras de incentivo aos jovens presentes. “Parabéns a todos vocês pela conquista dessa oportunidade. Este é um momento muito importante nas suas vidas. Aproveitem cada aprendizado, cada experiência. Vocês estão dando um passo fundamental para o futuro de vocês, e a Prefeitura está muito feliz em fazer parte dessa jornada”, declarou.
O projeto é desenvolvido com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e sob gestão do CMDCA, em parceria com o GEEC.
Formação e oportunidade
A iniciativa segue os princípios da Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000), que busca unir teoria e prática para preparar jovens ao mundo do trabalho. Durante o programa, os participantes alternam entre aulas teóricas e vivências práticas em diversos órgãos da administração municipal.
"Essa oportunidade de estar ingressando no mercado de trabalho me ajudou muito a trabalhar em questão da minha autonomia, do meu crescimento pessoal e profissional", conta Juliana Marisa da Silva de Moura, jovem aprendiz no cargo de auxiliar administrativo. "Eu comecei a entender mais sobre gestão pública, me ajudou muito em questão da minha comunicação e oratória, e eu acho extremamente importante esse projeto, principalmente para os jovens que não têm o conhecimento ainda do mercado de trabalho, começar a ter essa visão até mesmo para o futuro", completa.
Os jovens são acompanhados por servidores que assumem o papel de mentores e guias em sua caminhada profissional, garantindo uma experiência completa de aprendizado e desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho.
Compromisso com a juventude
Sandra Guimarães, diretora de Direitos Humanos e Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), representou a secretária Juliana Coelho no evento e destacou a importância do momento. "É uma oportunidade divisora de águas na vida de vocês. Estamos aqui para dar o apoio", afirmou.
A diretora também enfatizou os desafios da orientação. “Orientar essa juventude não é algo simples. O projeto recebe jovens de 14 a 17 anos, é uma idade complexa, com muitos desafios. Essa orientação é além do dia a dia – é com os orientadores que os adolescentes desenvolverão essas atividades práticas. Seja qual for a história do adolescente, é sempre complexa essa entrada no mundo do trabalho”, ponderou.
Parceria que transforma
Sérgio Moisés de Paiva Moura, diretor-proprietário da Brasul-AmBev, responsável pelo repasse dos recursos que viabilizaram o projeto, destacou a importância da iniciativa e compartilhou sua experiência com alguns dos presentes. “Algumas pessoas da prefeitura aqui já tiveram experiências de trabalho comigo, e posso afirmar que esse projeto é o início de uma jornada brilhante para os jovens dispostos a aprender”, afirmou.
O empresário ressaltou ainda seu compromisso com a formação da juventude local e a transformação social que programas como o Socioaprendizagem podem proporcionar às famílias e à comunidade divinopolitana.
Perspectivas para o futuro
O Socioaprendizagem representa mais que uma oportunidade de primeiro emprego. Para as famílias presentes na cerimônia, o momento simboliza esperança e a possibilidade de construção de um futuro mais promissor para seus filhos. Para o município, o investimento em programas como este reforça o compromisso da gestão municipal com a formação de jovens cidadãos preparados para os desafios profissionais.
Richard José Tavares, diretor social do GEEC, explica que o projeto de socioaprendizagem, que envolve vários parceiros, inclusive a Prefeitura, CMDCA e empresas do município que destinam parte do imposto de renda e acreditam nesse projeto. “É um mecanismo fundamental para que os jovens e adolescentes possam se preparar, se capacitar e serem orientados para, depois de egressos do programa de aprendizagem, possam ter oportunidades junto a potenciais empresas contratantes e possam se inserir no mundo do trabalho”.
Ele destaca ainda as diversas possibilidades após o programa. “Seja empresa contratante por meio do emprego formal, seja prestando concurso público, seja também através do empreendedorismo, nós vamos incentivar toda essa trajetória e essa jornada a estes adolescentes para que, ao final do contrato de aprendizagem de 22 meses, eles possam ter autonomia para buscar, em seguida, a continuidade de geração de emprego, de renda, das mais variadas formas que o mundo do trabalho oferece.”
O programa Jovem Aprendiz do GEEC está com inscrições abertas para interessados que tenham entre 14 e 24 anos e estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental ou médio. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (37) 3222-7644.
A cerimônia reforça o papel das parcerias público-privadas no desenvolvimento de políticas voltadas à juventude, oferecendo aos jovens divinopolitanos ferramentas concretas para sua inserção qualificada no mercado de trabalho.