Ação promove práticas de empatia, escuta ativa e diálogo construtivo entre profissionais da rede de saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, na quarta-feira (22/10), o primeiro módulo da 3ª turma da Oficina de Comunicação Não Violenta (CNV). A atividade aconteceu na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu e reuniu servidores de diversos setores da rede municipal de saúde.
Coordenada pela Diretoria de Planejamento, por meio da Assessoria de Qualidade em Saúde, a iniciativa tem como objetivo capacitar os servidores da Semusa na prática da Comunicação Não Violenta, propondo novas formas de se relacionar com colegas e usuários, com foco em uma comunicação mais empática, eficiente e colaborativa.
A oficina foi conduzida pela professora doutora Liliane Silva, com o apoio das estagiárias do Projeto Comunica Saúde, Angélica Rabelo, Ana Luísa e Ana Luísa Moura, que proporcionaram aos participantes experiências práticas e reflexivas sobre a aplicação das técnicas no cotidiano de trabalho e nas interações pessoais.
Participaram desta edição servidores de diversas unidades e diretorias, como as Unidades de Saúde Copacabana, Ipiranga, São Paulo e Niterói, além de representantes do CAPS AD, CAPS III, Central de Imunização, Diretorias de Atenção Primária e Secundária, Auditoria, Regulação, Administração, Interface Jurídica e Financeira.
A terceira turma é composta pelos servidores Addan Oliveira de Paula, Amanda Martins Xavier e Fabiana de Almeida Piassi (ESF Copacabana); Alisson Israel Rodrigues (ESF Ipiranga); Cássia de Abreu Araújo (CAPS AD); Joseane da Silva e Ronara Machado Santos (Auditoria da Saúde); Juliana Ferreira da Silva e Tércio de Faria Leão (Central de Imunização); Karina Mirane Corrêa (CAPS III); Lucas Gabriel dos Santos e Marcus Vinícius Ribeiro (ESF São Paulo); Marcos Paulo Rodrigues Martins e Mateus de Sousa Guimarães (Diretoria de Atenção Primária); Mariele Castro (Diretoria de Atenção Secundária); Michele Pereira Braz (ESF Niterói); Paula Karolina Farias de Araújo (Diretoria Financeira); Pedro Henrique Machado Sousa e Túlio Braz Rabelo (Diretoria de Regulação); e Rafaela Campos Amaral, Ronan Martins Coelho Junior, Teodosino de Medeiros Campos e Valéria Alexandrina Silva Batista (Diretoria de Administração e Interface Jurídica).
O segundo e último módulo da oficina será realizado no dia 10 de novembro, novamente no Campus Dona Lindu da UFSJ, encerrando o ciclo formativo da terceira turma e consolidando o compromisso da Semusa em valorizar seus profissionais e aprimorar continuamente a comunicação e o cuidado na rede de saúde.
A Comunicação Não Violenta é uma metodologia que promove empatia, respeito e escuta ativa, estimulando a compreensão das emoções e necessidades próprias e alheias. Através dessa prática, a Semusa reforça sua missão de construir um ambiente de trabalho mais humanizado, colaborativo e alinhado aos princípios do SUS, onde o diálogo é ferramenta essencial para a qualidade da assistência e o fortalecimento das relações humanas.