Divinópolis mais uma vez se destaca no cenário nacional. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), foi vencedora do Prêmio Nacional Simone Albuquerque 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). A premiação reconhece o compromisso do município em transformar vidas por meio do trabalho integrado entre Assistência Social, Saúde e Educação, garantindo atendimento digno e efetivo às famílias do Programa Bolsa Família e CadÚnico.
O município conquistou o prêmio na Categoria VII — Experiências de articulação entre gestão local e conselhos de assistência social voltadas ao acompanhamento, aprimoramento e fiscalização da garantia do direito à segurança de renda e aos programas sociais do governo federal, por meio do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O município apresentou o projeto “Porta a Porta: Conhecer, Incluir e Proteger – Ações Estratégicas Intersetoriais no âmbito do SUAS”, que reconhece o trabalho desenvolvido pela Semds, em parceria com o Instituto Helena Antipoff e as secretarias de Saúde e Educação. As ações envolvem atendimentos domiciliares realizados por agentes sociais, cadastradores e assistentes sociais, beneficiando famílias acompanhadas pelo Programa Bolsa Família e CadÚnico.
O prêmio também destaca o trabalho da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família/Cadastro Único e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), responsáveis pelo controle social, acompanhamento e fiscalização das ações do setor.
Em sua 6ª edição, o Prêmio CNAS Simone Albuquerque busca dar visibilidade a práticas que fortalecem os princípios e diretrizes do SUAS e garantem os direitos socioassistenciais de indivíduos e famílias. Divinópolis, mais uma vez, se destaca no cenário nacional pela excelência de suas políticas públicas e pelo compromisso com a inclusão social.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Coelho, também expressou seu orgulho pela conquista. “É com muita alegria e orgulho que parabenizo as equipes do Cadastro Único, do Programa Bolsa Família, da Saúde e da Educação pela conquista do Prêmio Nacional Simone Albuquerque. Esse reconhecimento reflete o compromisso, o diálogo e a dedicação de todos. Mais do que um prêmio, é a prova de que juntos transformamos realidades e ampliamos horizontes.”
A gerente do Cadastro Único, Sirleia Tavares, comemorou o reconhecimento. “É uma alegria e satisfação imensa ver Divinópolis vencer o 6º Prêmio CNAS Simone Albuquerque. Isso mostra que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações que incluem, conhecem e protegem as famílias que mais precisam. Não fazemos nada sozinhos: esse resultado é fruto do esforço coletivo de todos os que garantem o acesso aos benefícios socioassistenciais. As parcerias com a Educação, a Saúde, o CMAS, o Instituto Helena Antipoff, os CRAS, o CREAS e as equipes do Cadastro Único tornaram esse sucesso possível. Minha gratidão à Prefeitura e às secretárias Juliana Coelho, Andreia e Sheila pelo apoio e pela confiança.”
A entrega oficial do Prêmio CNAS Simone Albuquerque 2025 acontecerá durante a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025, em Brasília (DF). A conquista reafirma o protagonismo de Divinópolis no cenário nacional, consolidando a cidade como referência em políticas públicas que unem inovação, cuidado e inclusão social. Ao investir em ações intersetoriais e fortalecer o diálogo entre as redes de Assistência Social, Saúde e Educação, a Prefeitura de Divinópolis demonstra que a transformação social acontece quando o poder público se aproxima das pessoas e trabalha com empatia, eficiência e propósito coletivo.