Atividade reuniu cerca de 40 pessoas e reforçou a importância da prevenção do câncer de mama e do autocuidado
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ipiranga, realizou o último evento do Outubro Rosa com uma ação voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e à promoção do bem-estar físico e mental. A atividade contou com a participação de mais de 40 pessoas, que realizaram uma caminhada desde a Unidade de Saúde do Ipiranga até a Praça Walchir Resende, passando por diferentes espaços da comunidade e reforçando a mensagem da campanha.
A referência técnica da Diretoria de Atenção Primária, Vilânia Cristina, destacou a importância da campanha. “Esta campanha, além de sensibilizar a população sobre o autocuidado, também promove educação e fornece informações adequadas para muitas mulheres que ainda não têm acesso ou conhecimento suficiente sobre o câncer de mama”, afirmou.
Durante a ação, os participantes se envolveram em atividades lúdicas e educativas, incluindo a caminhada com faixas e balões, além da aula de dança com o professor Marcelo Azevedo, no espaço de uma sorveteria na Rua Rio de Janeiro e, ao final, os participantes receberam kits odontológicos disponibilizados pela técnica em saúde bucal Maria Lúcia dos Prazeres.
A ação foi conduzida pelos agentes de saúde Amilton César, Gabrielle Andrade, Guilherme Diniz, Maria Aparecida Saldanha, Vinícius Diniz e Joice Faria, que ressaltou a importância desses momentos. “Momentos como este são de grande valia, pois promovem bem-estar físico e mental. O Outubro Rosa é um mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, mas é importante que todos tenham ciência de que o cuidado é construído de forma contínua, e a atividade física é um pilar fundamental na manutenção da saúde. Manter o corpo e a mente saudáveis são atos de amor-próprio”, afirmou.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, as ações do Outubro Rosa são momentos importantes de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, tanto em mulheres quanto em homens. “Embora represente apenas 1% dos casos, o câncer de mama em homens é uma realidade que não pode ser desconsiderada”, destacou.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Outubro Rosa, que busca promover prevenção, informação e autocuidado, fortalecendo o vínculo da equipe de saúde com a comunidade e incentivando uma vida mais saudável.