A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a 25ª etapa do Projeto Conexão Colaborativa: A Voz do Servidor, na última sexta-feira (10/10). A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, e os técnicos da Diretoria de Planejamento visitaram a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Cristiano, localizada no bairro Dom Cristiano.
A UBS Dom Cristiano foi inaugurada em 6 de abril do ano passado e possui uma estrutura do Tipo 3, dentro dos projetos padronizados pelo Ministério da Saúde, o que significa que pode receber até três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Atualmente, apenas uma equipe atua no local, sendo responsável pela atenção à saúde dos moradores dos bairros Dom Cristiano, Jardim das Oliveiras, Jardim Candelária, Fonte Boa e Boa Vista.
A equipe foi constituída em outubro de 2019 como ESF Candelária, quando funcionava dentro da UBS Bom Pastor, passando a adotar o nome atual assim que começou a atender em sede própria. Atualmente, são 3.780 usuários cadastrados, com cerca de 588 consultas realizadas por mês, uma média de 26 atendimentos diários.
Vários procedimentos são realizados mensalmente na unidade, como antropometria (aferição de peso e altura), com uma média de 289 atendimentos por mês; aferição de pressão arterial, com 313 registros mensais; retirada de pontos, com 9 procedimentos realizados; curativos, que somam 48 ao mês; administração de medicações endovenosas e intramusculares, totalizando 63 aplicações mensais; além de testes rápidos, que chegam a 16 por mês.
Além disso, a unidade oferece à população aulas de Tikun, uma prática milenar chinesa que combina movimentos suaves, respiração e meditação para cultivar a energia vital, promovendo a saúde física e mental. As turmas funcionam às terças e quintas, e também às quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h.