Ação contou com a presença de profissionais da eMulti e da unidade de saúde para abordar a prevenção do câncer de mama e o bem-estar integral
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, na última segunda-feira (13/10), o primeiro encontro do Grupo “Viver Bem”, juntamente com a equipe da Esf Ipiranga, aconteceu numa sala cedida pela igreja Nossa Senhora das Graças. A atividade, conduzida por parte da equipe eMulti 2, contou com a presença da assistente social Bruna Pereira, da farmacêutica clínica Flávia Viana e da nutricionista Gislene Alonso, além da Equipe de Saúde da Família (ESF) Ipiranga e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) Joice Marcilene e Nayron Oliveira.
O primeiro encontro teve como tema o Outubro Rosa, reforçando a importância da prevenção do câncer de mama, do autocuidado e da atenção à saúde mental e emocional. Por meio de dinâmicas e conversas reflexivas, os participantes puderam discutir formas de manter hábitos saudáveis e fortalecer o cuidado com o corpo e a mente.
O Grupo “Viver Bem” é uma iniciativa da eMulti, desenvolvida em parceria com as unidades de saúde do município, e tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes. As atividades incluem orientações sobre nutrição, uso racional de medicamentos, direitos do cidadão, práticas de meditação e exercícios físicos, sempre em um ambiente acolhedor, de apoio mútuo e troca de experiências. O grupo também atua como um espaço de socialização, fortalecendo os vínculos comunitários e incentivando a construção de hábitos saudáveis. Haverá outros encontros e são abertos para participação de toda população.
O programa eMulti (Equipes Multiprofissionais) faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde, que reúne profissionais de diferentes áreas — como assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo — para oferecer um cuidado mais completo e integral à população. Em Divinópolis, essas equipes têm desempenhado um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças, atuando de forma integrada com as unidades de Atenção Primária.
De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, a proposta “permite o cuidado multidisciplinar centrado na pessoa, além de reforçar o protagonismo do paciente na responsabilidade pelo seu autocuidado”.
Os grupos de autocuidado da eMulti utilizam estratégias educativas e participativas para empoderar os usuários a cuidarem de suas próprias necessidades e adotarem práticas saudáveis de forma consciente. Essas ações estão sendo realizadas em diversas unidades de saúde do município, incluindo Ipiranga, OMG/Serra Verde, Nova Fortaleza, Rancho Alegre, Choro e Djalma Dutra.
Com atividades que unem educação em saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos, o programa reafirma o compromisso da gestão em oferecer um cuidado humanizado e integral, estimulando a população a viver com mais saúde, autonomia e qualidade de vida.