Espaço será construído em parceria com o Sinvesd e abrigará equipamentos culturais e turísticos, garantindo economia, com fim do aluguel da biblioteca, após mais de 30 anos
Na manhã de quinta-feira (2/10), por intermédio do gabinete do prefeito, a Prefeitura de Divinópolis oficializou um passo histórico para o fortalecimento da cultura e do turismo na cidade. Em reunião, o prefeito Gleidson Azevedo assinou escritura pública, para transferir ao Sindicato da Indústria e do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) o terreno localizado na Rua Rio Abaixo, Bairro Santa Clara, na região dos shoppings, onde será construído um moderno equipamento público.
O espaço abrigará o Centro de Atendimento ao Turismo e a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, encerrando um ciclo de mais de 30 anos em que o Município arcava com despesas de aluguel, para manter a biblioteca em funcionamento.
O terreno possui 3.192,80 m² de área e a edificação, a ser realizada sob responsabilidade do Sinvesd e, conforme previsto na Lei nº 9.313/23, com finalidade de abrigar a sede da entidade, reservando-se dois pavimentos para uso permanente e gratuita pelo Município.
A Prefeitura de Divinópolis instalará a Biblioteca Pública e o Centro de Atendimento ao Turismo.
O prédio ainda contará com um auditório, que poderá ser utilizado pela Administração Municipal em eventos sociais, culturais, educativos e de lazer. “O que estamos fazendo hoje é um marco para Divinópolis. A Biblioteca Ataliba Lago finalmente terá uma sede definitiva, moderna e sem custo de aluguel para a Prefeitura. Esse investimento vai fortalecer nossa cultura, o turismo e ainda gerar impacto positivo para toda a região dos shoppings”, destacou o prefeito Gleidson Azevedo.
Investimento e parceria
A lei estabelece que cabe ao Sinvesd realizar a construção do imóvel, até dezembro de 2026, assegurando acessibilidade e padrões construtivos modernos. A entidade, além de transferir sua sede para o espaço, garantirá a realização de atividades de formação profissional e projetos de fomento ao setor confeccionista, tradicional na cidade.
Para o presidente do sindicato, Mauro Júnior Melo, a iniciativa representa uma união de forças em benefício da cidade. “Essa parceria mostra como o setor produtivo pode caminhar lado a lado com o poder público. Vamos entregar um prédio de referência, que será não apenas a casa da nossa categoria, mas também um espaço cultural e turístico que Divinópolis merece. É um legado que ficará para as próximas gerações.”
A assinatura contou ainda com a presença dos vereadores Wesley Jarbas e Rodyson do Zé Milton, que destacaram a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor confeccionista e da identidade econômica da cidade, além de Francisco Martins, representante do Sinvesd.
Com a medida, a Prefeitura garante economia de recursos públicos, amplia o acesso da população à cultura e ao conhecimento e impulsiona o turismo, reforçando Divinópolis como polo regional em múltiplas áreas.